por José Esmeraldo Gonçalves
Qual a mídia que mais cresceu no Brasil no ano passado? A internet. Qual a mais democrática, onde circulam notícias e opiniões diversificadas? A internet.
Agora, confira estes números: em 2009, 67.452 milhões de brasileiros acessaram a rede. Um aumento de 25,2% em relação ao ano anterior. A informação é do Ibope. Tais números afetam a cada dia, em modo crescente, a mídia tradicional. Jornais e revistas parecem ter de duas opções diante desse fenômeno irreversível de comunicação: aderir ou sucumbir. Quase todos estão aderindo, criando sites e lançando braços nas redes sociais. Mas, aparentemente, essa estratégia se volta excessivamente para o meio, a "ferramenta", e esquece do conteúdo. Não apenas o volume do conteúdo, mas a qualidade e, principalmente, a diversidade que blogs e sites transportam. Internet é território de opiniões, de livre informação. O que a mídia tradicional costuma omitir ou manipular, por interesse comercial ou ideológico, acaba mostrando sua cara em milhares de sites, blogs e twitter. Significa que essa alternativa, só por ser alternativa, tem total credibilidade e isenção? Não. Mas a mídia tradicional também não se sai bem nesse quesito. E, quem sabe, diante da diversidade de opiniões e informações da internet, você não construirá melhor sua própria posição em torno de um tema do que simplesmente se submetendo às idéias de um "formador de opinião" da mídia tradicional? Uma outra pesquisa, esta da PRWeek/PR Newswire Media entre profissionais americanos, indica que twitter, blogs e sites de rede social mudaram a maneira como os jornalistas trabalham: 46% usam blogs para pesquisas e 33% usam redes sociais com o mesmo objetivo.
Já o Ibope diz que os brasileiros de 16 anos ou mais de idade estão acessando a internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros). Os 67, 5 milhões de leitores de hoje crescem a uma razão de cerca de 1,7% a cada trimestre. Sai da frente. Isso aí é ritmo de tsunami.
Um comentário:
As enchentes no Rio mostraram mais uma vez a força de blogs e twitter. antes mesmo que as equipes de socorro e a imprensa chegassem aos locais, internautas já informavam e orientavam a população. Sensacional
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