Na primeira tentativa feita pelo computador, o rosto de Jesus lembra o do Romário.
A nova imagem de Jesus em 3D criada para um documentário para o History Channel, a partir do Santo Sudário.
O Santo Sudário: a "digitalização" do rosto do Cristo feita por Santa Verônica que, pelo célebre "paparazzo", tornou-se a Padroeira dos Fotógráfos.
Desvendar o rosto de Jesus sempre foi uma busca de pintores e ilustradores, em várias eras. O mais comum, nos catecismos e em numerosas obras de arte através do séculos, era um Jesus de características caucasianas, mais ou menos assim como o folclórico Inri Christo, aquele figuraça paranaense que vive na TV e se diz o Filho de Deus. Hoje, já não são os pintores que buscam o rosto de Jesus, mas especialistas em computação. Saiu o pincel, entrou a digitalização, mas a indefinição parece continuar. Em breve irá ao ar no History Channel o documentário The Real Face of Jesus ("O verdadeiro rosto de Jesus") onde técnicos e artistas gráficas tentaram recriar o Cristo em 3D, a partir da digitalização do Santo Sudário. A célebre imagem gravada no lençol de linho, uma espécie de pioneira e rústica polaroide, foi feita por Santa Verônica - não por acaso a Padroeira dos Fotógrafos - e inspirou até hoje a maioria dos retratos de Cristo. Aparentemente, este close tão buscado continuará indefinido. Mas, pensando bem, se Jesus Cristo, para quem acredita, é uma idéia, então que cada um idealize seu visual. Veja as três reproduções aqui: o Santo Sudário; a nova face, que o History Channel mostrará; e uma outra tentativa, feita anteriormente também por um computador, que chegou a feições semelhantes, digamos, às do Romário. Sério. Confira.
4 comentários:
É melhor que a imagem de Cristo fique dimensionada no imaginário dos cristão àquela clássica e acadêmica, criada pelos pintores renascentistas, uma imagem de um homem de cabelos claros e lisos, pele branca e olhos azues. Uma face generosa, apesar das torturas sofridas pelos judeus, no seu julgamento, e mãos espalmadas abençoando aqueles que acreditam nele. De pesquisda em pesquisa já encontraram dois rostos para Jesus, que não correspondem as divulgadas através dos séculos pela Cúria Romana. E aí que mora o perigo. Se numa dessas pesquisas encontrarem em vez do branco caucassiano, encontrarém um negro Ashanti ou mesmo Zulu?
é falta do que fazer, jogada de marketing de instituição para chamar atenção. é ou não é. Cientificamente não é possível provar como era o rosto de Jesus. Mesmo o santo sudário é contestado, não se sabe se é verídico. Há suspeitas de que o tecido é muito mais recente do que a data que a igreja faz crer.
Pelo santo sudário não da mesmo pra definir com perfeição o rosto de jesus, mas por ele ter nascido no oriente médio, fica dificil imagina jesus com feições européias, as pessoas são mesmo preconceituosas, não conseguem imaginar que jesus era um homem feio ou com um padrão de rosto comun.
...RONAAAALDO.
Postar um comentário