quinta-feira, 30 de junho de 2022

A influência da cueca samba-canção na história da República • Por Roberto Muggiati

 

Barreto Pinto em O Cruzeiro: o ato e o fato. Foto de Jean Manzon/Reprodução


Mais de 70 anos se passaram desde que aquela bisonha roupa de baixo masculina – a cueca samba-canção – protagonizou no noticiário político do país. Em 27 de maio de 1949, Edmundo Barreto Pinto (1900-72) tornou-se o primeiro deputado cassado por quebra de decoro parlamentar após ser fotografado vestido de fraque e cuecas para a revista O Cruzeiro, em 1946. As fotos foram publicadas na matéria "Barreto Pinto Sem Máscara", e o político alegou ter sido enganado pelo jornalista David Nasser, com quem havia acertado uma reportagem sobre sua pontificação na alta sociedade do Rio de Janeiro, achando que seria fotografado apenas com a parte superior do corpo.
Agora, o ex-presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, 51 anos, entre múltiplas denúncias de assédio sexual, foi acusado de convocar uma funcionária, durante uma viagem de trabalho, para levar um carregador de celular ao seu quarto de hotel, altas horas da noite, e a teria recebido vestindo apenas uma cueca samba-canção.
Vale ainda lembrar o episódio da época do Mensalão, em 2005, quando um deputado foi flagrado no aeroporto de Congonhas com 100 mil dólares escondidos num saco plástico na cueca (pela elevada quantia só podia ser uma samba-canção...)
E ainda, recentemente revistas de moda têm injetado sex-appeal em seus ensaios fotografando modelos femininas envergando cuecas samba-canção. No Bananão (apud Ivan Lessa) essa história promete continuar dando panos para manga...

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Essa foto foi publicada na revista O Cruzeiro em uma página inteira.