quinta-feira, 23 de junho de 2022

Manchete registrou a temporada de Danuza Leão em Paris, em 1952. Veja a capa de estréia da modelo



Com fotos produzidas do Rio, reportagem da Manchete apresentou Danuza Leão
como modelo internacional após sucesso em Paris. Fotos de Oldar Froes

Danuza Leão morreu ontem, aos 88 anos, no Rio. A ex-modelo, jornalista e escritora sofria de enfisema e estava internada na Clínica São Vicente. Danuza teve uma ligação com a mídia. Antes mesmo de se tornar colunista viveu ao lado de Samuel Weiner toda a luta épica do jornal Última Hora fundado pelo marido e a perseguição que este sofreu. Décadas depois, tornou-se colunista da Folha de São Paulo. Seu currículo inclui experiências com atriz em Terra em Transe, de Glauber Rocha e participação em novela da Globo. 

Em 1952, com menos de seis meses de existência, Manchete registrou os primeira passos de Danuza rumo à fama, aos 19 anos, como mostra o post abaixo que foi publicado neste blog em 14 de dezembro de 2009 resgatando a estreia da modelo na mídia, em grande estilo. Leia o texto qe acompanhava as fotos reproduzidas acima.

4 de outubro de 1952. A revista Manchete, recém-lançada, chegava às bancas com uma modelo brasileira na capa. Sobre a moça deitada na praia, sob céu azul, a chamada "Danuza conquista Paris". Nada menos. Entre os assuntos daquela semana, quando o Rio já experimentava o calor de verão que se anunciava em plena primavera, a revista destacava a morte do cantor Francisco Alves (seria a capa da edição seguinte), a luta pela sucessão (que não aconteceria) entre Getúlio e Adhemar, e uma reportagem do jornalista Hélio Fernandes sobre a agitada vida noturna de Copacabana - eram os tempos do Vogue, Balalaika, Maxim's - mas era Danuza Leão a estrela da edição número 24 da revista que Adolpho Bloch lançava para concorrer com a poderosa O Cruzeiro. A reportagem de Carlos Moreira, com fotos de Oldar Froes começava com a frase "Danuza Leão é um dessas criaturinhas que sempre exigem um adjetivo".

AManchete contou que Danuza estava em uma festa de Jacques Fath, em um castelo em Coberville, a convite dos Diários Associados, quando o famoso costureiro encantou-se pela brasileira e ofereceu-lhe um contrato de 100 mil francos mensais. "E foi assim que a capital da moda ganhou o primeiro manequim brasileiro - Danuza - que, com 19 anos, será provavelmente o mais jovem modelo de modas do mundo", concluiu o repórter.


Nenhum comentário: