segunda-feira, 14 de julho de 2014

Seleção Brasileira: doce ilusão, dura realidade. E as imagens do tetra da Alemanha...

A repercussão na mídia mundial.

A festa alemã em Berlim

Com a taça nas mãos.

A tristeza de Messi

O desespero do "hermano"

Luzes no Maracanã festejam o encerramento da Copa

O sonho virou decepção

Alemães comemoram

Messi e Mascherano sabiam que o gol de ...

...Goetz no fim da prorrogação seria fatal. Alemanha 1x0 Argentina. Os "hermanos" levaram o vice.

Um título que a melhor seleção da Copa bem mereceu. Fotos Getty Images-Fifa-Divulgação
por Nelio Barbosa Horta
A torcida brasileira fez a sua parte! Pintou-se de verde e amarelo, o país todo participou, nas cidades, nas praças, nas ruas com seus vendedores, com as lojas enfeitadas, nas praias, nas casas, nas janelas e varandas, nas capitais e nos municípios, nos shows até debaixo d'água, em toda parte. Onde houvesse um torcedor havia um apaixonado, que acreditava na seleção e nos jogadores convocados. 
Acreditava no seu técnico, no seu carisma, nas suas teses e pontos-de-vista, nas suas “divagações filosóficas”, achando que “ele sempre tinha razão”, embora seu trabalho no Palmeiras tenha deixado muito a desejar. Os jogadores tiveram todo apoio econômico-financeiro jamais visto em uma seleção brasileira. Nada faltou. 
Esqueceram-se apenas de uma coisa: A Alemanha, cuja Luftwaffe , apoiada pela Wehrmacht dos seus atacantes, entraria em campo disposta a arrasar a seleção pentacampeã do mundo. Resultado: 7 x1. A cada gol da Alemanha, os torcedores, perplexos, soltavam fogos como que para compensar a derrota inacreditável e “acachapante”. Nenhum treinador do mundo escalaria uma defesa tão vulnerável, sem nenhuma cobertura, como a que Felipão escalou na histórica derrota. Nos jogos anteriores, todos percebiam que a nossa seleção vencia por méritos de alguns e uma grande parcela de “sorte”  
Na disputa pelo terceiro lugar, o Brasil jogou contra a Holanda, equipe muito superior e contra um incompetente juiz, que marcou pênalti  numa falta fora da área e o bandeirinha que não marcou impedimento no lance do segundo gol.
Na seleção de 1950, cujo goleiro, Barbosa sofreu por 60 anos, até sua morte, o estigma de responsável pela derrota de 2x1 para o Uruguai. Ficamos em segundo lugar na competição. 
Nesta seleção, haviam 7 jogadores do Vasco que tinha uma equipe bem entrosada: Barbosa, Augusto, Danilo, Friaça, Ademir, Jair e Chico, sem falar nos reservas, Maneca, Ipojucan, Alfredo.
As seleções do Brasil, campeãs do mundo, tiveram sempre como base, uma equipe campeã como a do Botafogo e a do Santos.
Na atual seleção poderíamos tomar como base a equipe do Cruzeiro, que tem o melhor meio-de-campo do País, sem precisar apostar em tantos jogadores “estrangeiros”.
A seleção do Brasil volta a jogar dia 3 de outubro contra a Argentina. É preciso mudar tudo, principalmente a Comissão Técnica.  Quanto ao técnico, penso que o Felipão não tem mais vez. No Brasil existem  técnicos competentes para o cargo. O Marcelo Oliveira, do Cruzeiro é um deles. Nelio Barbosa Horta  (de Saquarema)
Na final do Maracanã, os brasileiros, em grande maioria, torceram pela Alemanha contra a rival Argentina

O choro do pequeno torcedor

A desolação de David Luiz. Ao fundo, a  Holanda comemora  o terceiro lugar

Ao longo da Copa, a torcida brasileira apoiou a seleção. Mas a goleada sofrida pelo Brasil diante da Alemanha deixou marcas e motivou vaias. Dramaticamente, o Brasil mostrou que não se preparou bem para o mundial que sediou. Fotos Getty Imagens-Fifa-Divulgação

6 comentários:

R. Mansur disse...

Concordo total. Montara seleção com um time base do Brasil, do momento, o melhor no Brasileirão. E refprçar com dois ou três estrangeiros. E trazer o Guardiola para treinar

Beto disse...

Jogadores muito ricos nao tem mais motivacao.

Ebert disse...

Um time com base em jogadores que jogam aqui poderia ser mais bem treinado. Brasil tem que abrir o olho, as Eliminatórias com Chile, Argentina, Colombia não vai ser fácil

Wedner disse...

Esse jogo contra a Argentina vai ser sinistro. O Brasil não pode passar vergonha ou vai virar a piada mundial.

Wedner disse...

Esse jogo contra a Argentina vai ser sinistro. O Brasil não pode passar vergonha ou vai virar a piada mundial.

J.A.Barros disse...

Guardiola não chegou a montar nenhum time. Quando entrou para ser técnico no Barcelona exigiu a saida de Deco, Ronaldinho Gaucho e Etoo.
Agora no Bayer de Munique encontrou um time montado e pronto e campeão.
Não acho que a solução seria um técnico de fora, talvez para os clubes sim, ajudaria e muito.