sexta-feira, 18 de julho de 2014

Final de “Em Família” promete muita emoção mesmo que todos já o conheçam

por Eli Halfoun
Os telespectadores estão cansados de saber como será hoje a morte do personagem Laerte hoje no último capítulo (tem reprise amanhã) da novela “Em Família”. O autor Manoel Carlos escreveu um único final e a imprensa tratou de divulgá-lo com bastante antecedência. Essa antecipação na imprensa é sempre motivo de discussão porque os autores argumentam que provoca desinteresse no público e, portanto, queda de audiência. Não é bem assim: mesmo tendo lido em qualquer jornal ou revista o que acontecerá o público guarda sempre a curiosidade de ver (televisão é imagem) como se desenvolverá a tão esperada cena. Ler é muito diferente do que ver e quando lê o telespectador desenvolve na imaginação como seria para ele a cena ideal. O público é muito curioso e sempre gostou (com raras exceções) de saber do final antecipadamente e não só de novelas: é comum leitores de livros partirem logo para a última página e só depois de conhecer o final do livro retomaram a leitura do início.
Lembro das muitas conversas que tive com a novelista Janete Clair que ficava irritada comigo porque eu era oi rei de publicar o final de suas novelas: ela reclamava e dizia que assim eu acabava com o interesse do público. Contra sua irritação (sempre muito educada) usei um argumento que a fez aceitar melhor a antecipação do final de suas novelas na imprensa. Tentei fazer a Janete entender que o público sabia o final de “A Vida de Cristo” e nem por isso deixava de ver os filmes geralmente exibidos no período do Natal. Da mesma forma que todos conhecem o final de Romeu e Julieta e nem por isso deixam de ver qualquer filme (e são muitos) que aborde o tema.

Só para lembrar o que certamente você já leu nos jornais: Laerte morre com um tiro disparado por Lívia no na igreja no momento de seu casamento com Luisa. Acontece é claro um corre-corre danado: Laerte é cercado pelas mulheres de sua vida) e morre diante de Selma, sua mãe, que muito doente nem percebe o que está acontecendo e ao ver o filho ensanguentado, estirado no chão e já praticamente morto apenas pergunta “quem é ?”. Depois disso acontece uma passagem de tempo e Luisa conversa com Alice dizendo que está aberta para um novo amor, mas que Laerte será sempre a grande paixão de sua vida. Mesmo sabendo esse final é bom não perder o último capítulo pra conhecer como ele se desenvolverá em imagens e emoção. Se você até aqui não custa agüentar mais um pouquinho. (Eli Halfoun)

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Sem comentários.

J.A.Barros disse...

Enquanto o povo está preocupado com o fim de novelas, Viadutos e prédios estão desabando pelo país afora. Isso está se transformando em uma situação muito delicada: ou as faculdades de engenharia perderam excelência em matéria do seu ensino e formando profissionais incompetentes ou a matéria prima é da pior qualidade. Alguma coisa está errada, não é possível que venham desabando tantas obras nos últimos anos e não se descubra a causa.
Cada prédio ou viaduto que desaba desaba junto a credibilidade da nossa engenharia.
Mas, é melhor o povo continuar a se preocupar com o fim das novelas apostando que a mulher tal vai casar com a outra tal mulher ou se o "gay " vai casar ou não com outro "gay " que é o grande amor de sua vida.
São coisas da vida assim como os prédios e viadutos e pontes vão desabando.