México, 1970. Capa da Fatos & Fotos, a primeira revista a publicar a famosa foto de Orlando Abrunhosa |
A mesma foto, colorizada, foi publicada na capa da revista Paris Match uma semana depois de estampada na Fatos & Fotos. |
Maio de 2014. Tostão, Pelé e Jairzinho na capa do suplemento História das Copas, encartado na edição de hoje do jornal o Globo. |
Um editor de revista ilustrada vive às vezes momentos que Nelson Rodrigues chamaria de “su-bli-mes.” Orgulho-me de ter sido o primeiro a publicar (na capa da Fatos&Fotos) a foto icônica que Orlando Abrunhosa fez no primeiro jogo do Brasil na Copa do México de 1970: Pelé alçando voo e socando o ar para comemorar seu gol, ladeado por Tostão e Jairzinho. Foi no jogo de estreia do Brasil, no dia 3 de junho, contra a Tchecoslováquia. Os tchecos abriram, Rivelino empatou, ainda no primeiro tempo, e Pelé, aos 15 do segundo, fez o gol da virada (4X1) que levaria o Brasil à conquista da Copa, invicto. Era a primeira Copa transmitida ao vivo, em p&b. (A de 1974 já seria em cor.)
Fatos&Fotos fechava às quartas e ia à banca às sextas. O jogo foi na quarta-feira, no Estádio Jalisco, em Guadalajara. Retardamos o fechamento para inclui-lo na edição e sair ainda na tarde de sexta. Lembro a emoção com que recebi do laboratório as fotos reveladas naquela noite de quinta e meu olho bateu logo na foto campeã. Há fotos que nascem para ser capa de revista e pôster. A formação em triângulo, perfeita, da imagem colhida por Orlando Abrunhosa, remetia a uma composição de algum grande mestre da pintura. Na redação, batizamos a foto de “Os Três Mosqueteiros”. Na semana seguinte, a foto saiu colorizada na capa de Paris-Match. E depois virou selo, pôster e agora foi capa do suplemento de O Globo com a História das Copas. E vai continuar rodando o mundo como uma das imagens mais significativas do nosso tempo.
4 comentários:
O olho do Roberto Muggiati em selecionar esta foto para a capa da revista Fatos&Fotos foi fundamental para que o mundo tomasse conhecimento da qualidade fotográfica dos profissionais da Bloch Editores. Essa foto genial de Orlando Abrunhosa, o Orlandinho - na intimidade - publicada não só na capa da revista Paris Match como em várias revistas e jornais de todo o mundo. foi operada em preto e branco. O negativo original se encontra em algum lugar desconhecido e, com certeza, sem o devido cuidado para a sua conservação. Esta foto e muitas outras que registram a história deste país tem seus destinos desconhecidos. Alguém deve tomar providências imediatas para localizar o arquivo fotográfico da extinta editora para salvar a memória do Brasil.
A foto, como sabemos, é espetacular do nosso Orlandinho Abrunhosa, mas ela está muito mal impressa e a Globo que tem uma oficina gráfica de última geração consegue empastelar uma foto da qualidade que ela tem.
Como é que duas revistas de 1970 mostram impressão melho do que essa bosta de revista do Globo onde quase nao dá para ver nada
Essa foto se tornou o logotipo da Copa de 70. Foi utilizada em selo nacional, cartazes publicitários, várias impressões em revistas, jornais, em capa de CD's e DVD's e em embalagens de produtos de consumo sem consultar o autor e muito menos o pagamento devido. Este encarte do Globo, mal impresso, pelos menos o crédito ao fotógrafo foi mencionado.
Postar um comentário