Reprodução |
Reprodução |
Para crescer ainda mais, na próxima década, o Brasil precisa resolver gargalos de infraestrutura. Claro que quanto mais a chamada iniciativa privada construir com recursos próprios portos, ferrovias, aeroportos, hidrelétricas, metrôs, saneamento, estradas etc, melhor para os cofres públicos que poderão cuidar de saúde, educação, segurança, pesquisa etc. Mas na prática, mesmo quando obtêm "concessões" o empresário recorre a dinheiro público. Os governos, em todos os níveis, investem através de "parcerias" ou do BNDES ou outras agências regionais de fomento. o Globo cita o problema acima. A reforma do aeroporto de Fortaleza, administrado pela Infraero, foi entregue a um consórcio privado que não cumpriu prazos e, segundo o jornal, demonstrou não ter condições de conduzir a obra. A solução seria cassar o contrato que não foi cumprido. Mas o que se diz é que isso seria pior e resultaria em paralisação da obra por muito tempo até que outro consórcio assumisse. Ou seja: a coisa vira uma espécie de arapuca com "chantagem". E lá se vão mais recursos públicos drenados para empresas privadas. Já ouviu falar na Ferrovia Trnasnordestina? Começou em 2006, deveria ter sido concluída em 2010 e, agora, o prazo é 2016. É obra de grande interesse econômico para o Nordeste. O governo entregou a construção à
CSN (Companhia Siderúrgica Nacional)o projeto foi entregue para a Companhia Siderúrgica Nacional, que criou a empresa Transnordestina Logística S.A. (TLSA) para ser concessionária da ferrovia. É daí? É infraestrutura sob concessão, como pede o jornal. Funcionou? Infelizmente para o Brasil, não. Acontece que empresas privadas agem segundo seus interesses que não necessariamente os do país, isso é natural. De repente, os sócios resolveram pisar no freio, os acionistas apontaram outras prioridades... Também não se sabe se a empresa responsável será cobrada pela ineficiência e pelo incalculável custo do atraso da obra. Não é tão simples.
10 comentários:
A Infraero talvez seja um dos órgãos mais corruptos do país e ainda mais agora administrada por quem.?Precisa citar?
O problema da iniciativa privada é que ela não tem dinheiro e quando consegue incorporar uma empresa bate de frente com a corrupção pública que além de escorchar em impostos, chantageia propinas tornando inviáveis os investimentos em portos, indústrias de alto porte, investimentos em ferrovias.
Essa Transnordestina é uma vergonha. Iniciada no governo Sarney se tornou uma fonte de corrupção inacabável. O que já consumiu de propina e verbas
governamentais deu pra enriquecer muitos homens públicos que rodeiam como enxame de abelhas essas obras públicas.
E a transposição das águas do S. Francisco? Iniciadas desde o primeiro governo do ex-presidente não se sabe como estão. se estão paradas, se estão destruídas pela própria natureza, se estão avançando ou se vão ficar prontas mesmo.
É sempre a mesma ignorância. E é por isso que a corrupção não tem fim. Empresários não são inocentes. Empresãrios são corruptores e estão. Só vão atrás de político e funcionário publico, não enquadra empresário. Quem desconhece isso, sabe nada.
As nossas classes altas é tudo ladrão. So disputam na eleicao de quem é a vez de roubar. Jornal é tudo de ladrão tambem. Igreja so tem pilantra. Eu quero é me dar bem.
Há pessoas que são imbecis e idiotizadas por sua própria natureza e contra essa burrice e bestialidade não tem diálogo. As suas orelhas não se assemelham às dos asno porque, por um descuido da natureza, nasceu de mulher que veio ao mundo analfabeta – frase de um eminente político e suposto erudito que nunca na vida leu um livro – que deu à luz a um pretenso ser humano, quer dizer com forma humana, mas não quer dizer que seja um ser humano. É uma besta que não pode ver capim porque começa a babar de gulodice.
A SUDENE e a SUFRAMA, resuscitadas pelo "EX", eram as instituições mais corruptas do pais, além da CEDAE – que tem a maior média salarial das empresas estatais – mas, a INFRAERO passou todas elas e enriqueceu muito de seus diretores e presidentes. Vocês pensam que ela, a INFRAERO, morreu? Não. Ela continua como sócia das empresas privadas que ganharam nos leilões da privatização dos aeroportos.
É muita mamata para ser jogada fora assim sem mais nem menos. Por que a SUDENE e a SUFRAMA foram resuscitadas? Não é difícil descobrir a razão. Até os imbecis "progressistas "que mal sabem escrever sabem. Não é verdade imbecil?
Caro redator, sabemos muito bem o que era Cia Vale quando era uma estatal. Muitos colegas nossos trabalhavam nos escritórios da Vale na Avenida Rio Branco e só iam lá no fim do mês para receber seus gordos salários. Será que esquecemos de onde veio a fortuna de um célebre empresário que de repente se tornou um dos homens mais ricos do mundo?
Infelizmente se tornou curta a euforia bilionária desse investidor brasileiro, até porque em Portos ele investiu, mas as suas passadas foram largas demais pra esse país de pigmeus públicos e políticos que gostamde fazer saudações fascistas a presidentes de Tribunais Superiores.
Mas, como sempre, a casa cai quando ela não foi construída em cima de fortes alicerces.
Caro redator,
diante das últimas declarações do nosso estimado e amado "EX ", tudo indica que será candidato a eleição de outubro deste ano à vaga de presidência desta República Federativa do Brasil.
Torço para que transforme em realidade essa intenção camuflada de que não quer ser candidato. O poste agora passa a ser ele e a sua eleição – porque de acordo coma as sábias palavras do nosso sábio das "arenas "de futebol o povo brasileiro não sabe votar – será, não tenho a menor dúvida o seu enterro político.
Nas eleições a inflação já estará em mais de 8%, com "viés"– palavra muito usada pelos nossos economistas de plantão – de alta e como sabemos, que o seu partido, com Vincentinhos e Andres Vargas, como quadros imponentes, não tem balas na agulha para interromper e acabar com o caos administrativo instalado pela sua antecessora.
A sua nova administração será bem diferente quando se tornou presidente pela primeira vez. Não encontrará, como encontrou, uma economia estabilizada, com uma moeda forte. apenas com uma falsa inflação, estimulada pela sua candidatura que ameaçava desestabilizar todo o processo econômico fundamentado pela administração anterior.
Ídolos com pés de barro não resistem por muito tempo às intempéries naturais e sociais que sacodem toda a estrutura de um país em pleno processo de crescimento. É preciso " inteligentzia "
de grupos eruditos e modernizados pelo progresso que transforma o mundo e não vai ser nesse partido de mensalões e "doleiros que o país vai se realizar.
Economia estabilizada???? Caraca!!!! Leiam jornais pelo menos. FH entregou o país em crise, inflação em alta, juros de 26%. O plano de estabilização do presidente Itamar estava até ameaçado. FH fez um governo cruel sem política social, com desemprego e achatamento salarial. Isso de paraíso tucano faz parte da mentira espalhada pela imprensa falada escrita e televisada. É a voz dos picaretas. O boato de que Lula vai ser candidato é apenas para incomodar Dilma e é espalhado pelos mesmo terroristas e fascistas que não gostam do resultado do voto do povo, como está escrito nos seus dizeres.
A privataria desviou bilhões do povo brasileiro. E tudo piorou, serviços telefonicos, plano de saúde, pedagio com rodovias ruins, ensino, preços de passagens aéreas que viraram roubos, preço de energia elétrica,terceirização que desvia dinheiro e aumenta o custo para os consumidores e contribuintes. Merda geral Mas tem gente que gosta de comer merda
E outros que tem merda na cabeça. Só merda e nada mais. E se houve bilhões desviados não chegam nem perto dos bilhões dos mensalões, das compras das plataformas, das compras das refinarias, das COMPERJs, das refinarias em sociedade com quem, meu deus: Chaves da Venezuela e as sociedades de parlamentares com doleiros estelionatários.
Se mexer muito na Petrobras vai se chegar a gente que manda muito neste país: a pais e filhos importantes na geléia política da corrupção
Postar um comentário