sexta-feira, 11 de abril de 2014

Afinal onde anda essa tal de “liberdade de expressão"?

por Eli Halfoun
Fala-se muito em liberdade de expressão e, portanto, liberdade de imprensa, mas parece que não se quer praticar o que se diz e se defende nos discursos. A liberdade de expressão está sempre ameaçada por, entre outras coisas, imposições econômicas: ou os jornais deixam de falar o que não interessa para alguns grupos ou sofrerá duras penas nas verbas de anúncios. A mais recente e vergonhosa mordaça está tentando calar a voz da jornalista e apresentadora Raquel Sheherazade que ganhou mais espaço na mídia depois que defendeu posições (que muita gente tem, mas não tem coragem de assumir) com as quais o público não concordou e os políticos falastrões muito menos a ponto de, segundo a própria jornalista, estarem pedindo a sua cabeça no SBT: partidos políticos querem que ele seja afastada da bancada do “Jornal do SBT”.
A emissora de Silvio Santos sempre respeitou a liberdade de expressão e permitiu (ainda permite) que os profissionais de jornalismo expressem suas opiniões. Raquel Sheherazade está de férias até o próximo dia 4 e garante que voltará ao “Jornal do SBT” mesmo sofrendo retaliação fora da emissora. Diz aí Raquel: “Há uma pressão política muito forte para que eu seja calada. PSOL e PC do B entraram com representações contra meu direito de opinião e tentam cercear minha liberdade”. É uma denúncia muito forte contra partidos que vivem fazendo discursos a favor de todo o tipo de liberdade, principalmente a liberdade de expressão que agira querem tirar de uma correta profissional de imprensa. Em entrevista para a “Folha de São Paulo” Raquel faz outra grave denúncia: “partidos ameaçam cortar verbas publicitárias estatais e até pedir a perda de concessão da emissora”, o que, aliás, é muita pretensão. Esse não é o único exagero contra a liberdade de expressão: segundo a Folha em março a bancada do PC do na Câmara entrou com representação contra a apresentadora e a emissora por crime de apologia e incitamento ao crime, à tortura e ao linchamento. Mais um exagero: em nenhum momento houve esse tipo de incitamento na emissora que tem dedicado quase toda a sua programação ao lazer e entretenimento.

A deputada Jandira Feghali, que tanto lutou a favor da liberdade de expressão se defende: “Não queremos calar a Sheharazade. O que a gente não admite é que o SBT dê guarida a incitação ao crime"
O que, convenhamos, não aconteceu em nenhum momento desde que o episódio ganhou mais repercussão do que se esperava. Agora todo mundo quer deitar em cima de um fato que teria passado batido se a mídia não tivesse feito esse carnaval antidemocrático. O fato é que em nome da democracia a apresentadora tem todo o direito de dizer o que pensa e o público de discordar e também dizer o que pensa. O resto é apenas querer botar o bloco na rua para aparecer e aparecer indevidamente. (Eli Halfoun)

7 comentários:

J.A.Barros disse...

Precisamos saber se a dra. jandira Feghali, como médica do Inss cumpre os seus horários de consulta ao público do INSS, ou se só vai lá no fim do mês para receber seu gordo salário pagos pelo povo brasileiro, ou vai tocar bateria nas boates da zona Sul do Rio de Janeiro.

Wilson disse...

Caras, essa jornalista cometeu um crime, defendeu justiça pelas próprias mãos e isso é a coisa mais escrota que já ouvi falar. Nunca dá certo. Não tem nada a ver com liberdade de expressaão. E não está sendo tirada do ar. Já falou que está de férias e vai voltar. O que não impede que SBT e ela respondam pelo crime, está na lei, não tem nada a ver com essa coisa de liberdade de opinião. Eu não posso chegar na TV e no jornal e dizer que quero que matem mendigos porque sujam as ruas. É crime. Nada a ver.Outra coisa, sem choradeira, ele falou, tá gravado, e segure a onda e se responsabilize sem apelar pra frescura. Sem coverdia agora

Wedner disse...

Essa mulher é um nada, deixem ela falar o que quiser, todas as besteiras. Ficou famosa porque era contra festa popular no nordeste, carnaval, festa do povo. Se sair fora da lei, como saiu, a justiça deve agir mas não deve ser censurada vai posar de vítima. É insignificante. E aquele jornal nem dá audiência, niguém vô aquela coisa

Isaura disse...

Quer saber? Acho que estão exagerando. De repete ela virou a Geni. Tem direito de fazer seu trabalho mesmo que eu não concorde com o que ela disse.

Rick disse...

Com essa cabeçorra ela deve ser a favor do esquadrao da morte, deve achar que comunista bom é comunista morto, que mulher provoca estupro, pena de morte é solucao e homossexulaismo é doenca

Boné disse...

tô com ela que é a favor de bandido bom é bandido morte e menor criminoso tem que mofar na cadeia. Pena de morte, já

Boné disse...

E não tem medo de defender a volta dos militares. Tá comigo.