domingo, 13 de abril de 2014

Alberto Youssef, o homem da mala de ouro tem digitais multipartidárias em vários escândalos: do Banestado CC5, dos tempos de FHC, ao deputado voador André Vargas do PT, passando pelos casos Cachoeira, Delta, e, quem sabe, Alfa, Ômega e outros a conferir......

(da Redação)
O doleiro Alberto Youssef deveria ser, hoje, o homem mais importante do Brasil. É um verdadeiro HD de informações históricas e atuais sobre a corrupção. Preso pela Polícia Federal no mês passado, na Operação Lava-Jato, ele tem um currículo impressionante. Matéria do Globo, neste domingo, relata a trajetória do empresário. Começou nos anos 80 como contrabandista de produtos eletrônicos e bebidas do Paraguai. Foi preso pela PF e, como sempre, solto sucessivamente pela justiça. Em meados dos anos 90, resolveu dedicar-se a casas de câmbio, ramo que, em todo o mundo, costuma aproximar operadores desonestos de figuras poderosas da política ou do mundo corporativo. Em 1998, foi denunciado por desvio de dinheiro da prefeitura de Londrina. Café pequeno no seu prontuário. Transita com desenvoltura com ligações diretas a políticos de vários partidos. Além do envolvimento, agora, com o deputado André Vargas, do PT, tem suas digitais, segundo O Globo, nos escândalo da Delta, aquela que, por sua vez, tinha conexões multipartidárias, um delas com o PSDB do Caso Cachoeira, de saudosa e impune memória. Para finalizar, um quesito do currículo que ressalta ainda mais a importância de Alberto Yousseff: foi peça-chave do caso Banestado CC5, um dos grandes escândalos da privataria da era FHC, do PSDB, uma operação que enviou bilhões de dólares para o exterior. Um caso que foi abafado, deixou muitos acusados e nenhuma punição. Pois é: Alberto Yousseff já dava expediente naquela transação do crime organizado.  E não estava sozinho. Ao contrário. Tinha ao seu lado uma alegre e poderosa galera, muitos ainda por aí, positivos e operantes.  

3 comentários:

Luiz disse...

A corrupção é generalizada e não localizada como a imprensa fala. Os corruptos estão em todos os partidos, em funcionários de carreira e empresas que subornam. Tem que botar a polícia em cima de todos eles e não fazer disso problema eleitoral. O que acontece? Ladrões do atual governo e da oposição apenas trocam de lugar quando vencem eleições.

Wilson disse...

Na época do Banestado nenhuma CPI emplacava, todas foram boicotadas

J.A.Barros disse...

Tá tudo contaminado, caro Redator. A impunidade gerou neste país a corrupção desenfreada. Os corruptos sabem que na hora do vamos ver, simplesmente, vão dizer que não sabiam e ficarão livres de qualquer acusação. O uso do cachimbo faz a boca torta, não é o que diz um velho ditado popular? A dona presidenta não declarou à imprensa que não sabia que a Petrobras estava comprando uma refinaria nos EUA de valor de mercado não chegando a 50 milhões de dólares por mais de i BILHÃO de dólares? Ela era na ocasião dessa jogada Presidente do Conselho Administrativo da Estatal ganhando muito bem para de vez em quando ir as reuniões.
O interessante é que desde o ano passado recebi por duas vezes pelo meu email a denúncia dessa compra e com foto da refinaria.Nas ocasiões não acreditava muito nesses emails, mas hoje passei a acreditar nos emails denúncias que me mandam,
Eles tem sempre um fundo de verdade.