terça-feira, 8 de abril de 2014

Americanos pirateiam Michelangelo e usam Davi em anúncio de fuzil. Itália vai processar o cowboy que fez isso

por Omelete
O governo italiano vai recorrer à justiça por causa do anúncio acima, do fabricante de armas norte-americano ArmaLite. O uso da imagem de Davi, escultura famosa de Micheangelo, irritou autoridades culturais da Itália. Davi aparece portando um fuzil, que é chamado de "obra de arte”. A razão da reclamação, além de os italianos não terem gostado de ver o Davi associado a armas, é que o governo detém os direitos autorais sobre a obra. Ninguém pode usá-la sem autorização. O fabricante americano pirateou Michelangelo. Provavelmente, o red neck "John Wayne" que criou a peça e o fabricante  nem sabem que é Michelangelo e muito menos Davi. Americanos médios costumam desconhecer tudo o que não é Pato Donald, pasta de amendoim e hot dog. Davi pra eles devia ser um quarterback que jogava no Coliseu em dia de superbowl romano.

6 comentários:

J.A.Barros disse...

Não entendo como esse país que não conhece Miguel Ângelo muito menos a sua obra "David"e naturalmente não conhece nenhum grande artista "Renascentista" e muito menos as obras de arte e seus autores do século XIX mas tem as melhores Universidades do mundo, o melhor sistema educacional, que não tem analfabetos e um PIB de 16 trilhões de dólares. O "vaso de urinar"do artista francês Marcel, por ser francês foi considerado obra de arte. Na expressão popular poderíamos chamar de "penico"essa obra "modernista"de arte.
Vamos lá, Omelete, não leve tão a sério a sua idiosincrazia pelos EUA.

J.A.Barros disse...

Se não me engano esse fuzil, de longa distância, mata o inimigo a 2 Km. É considerada uma obra de arte no mundo das armas.

Omelete disse...

J.A.Barros, vamos ver se não fui muito claro. Me referi aos red neck, a maioria interiorana, conservadora e racista. Em percentual majoritário são de direita, sustentam a legislação americana de armas para todos. A maioria mora naquele trágico circuito de massacres em escolas e universidades frequentes. Masa não é mesmo é um país que admiro, intervencionista e belicoso, com minorias, aí incluidos pobres, negros e hispânicos em dificuldades. É também o país com o maior número de prisioneiros em todo o mundo. E tem pena de morte, essa instituição arcaica. Algumas das cidades mais violentas do mundo estão lá, segundo estatísticas dele mesmo. Detroit é uma. Quanto à falta de cultura, essa maioria desconhece mesmo o que se passa fora das fronteiras. Uma realizada recentemente perguntou a 2.066 americanos como eles acham que o seu governo deve proceder na crise da Ucrânia, com uma pergunta bônus: onde mesmo fica a Ucrânia? Apenas um em cada seis americanos soube responder. Essa notícia saiu no Huffington post. É isso amigo, obrigado pelo comentário. Mas você viu que não exagerei, apesar do toque de humor, é isso aí.

alberto carvalho disse...

Omelete tem razão. A cultura americana se restringe as Histórias locais. Principalmente geograficamente. As escolas do 1° ao 2° graus, não ensinam geografia universal. A maioria dos americanas desconhecem as culturas dos outros países e suas capitais. Parece piada, mas não é: Buenos Aires continua sendo a capital do Brasil. Essa aberração é apenas uma que nós conhecemos.

J.A.Barros disse...

Omelete, se formos olhar por esse lado não existe nenhum país no mundo que seja a perfeição ou a utopia tão sonhada dos homens.
Será que a Russia, berço do socialismo real é o paraíso da humanidade? E a China que desponta no horizonte político econômico como o país que vai ser maior do que os EUA? é isento de todas essas mazelas e misérias que transformam o homem em um miserável que morre de fome nos becos e ruas das grandes cidades?
As sociedades nórdicas estão caindo e perdendo a melhor forma de governo que criaram e seu povo era feliz. Era feliz? Hoje, na Suécia o índice de suicídios é alarmante.
Se vamos procurar um país utópico porque não procurarmos essa utopia na Islândia? Uma revolução do povo que deu certo e criou um novo regime fazendo o seu povo se feliz.
Não morro de amores pelos EUA e nem seria o país que gostaria de visitar. Sem conhecer acho Nova Yorque acho ela uma merda, apesar dos meus compatriotas sonham em viajar para passear na 5ª Avenida.
Meus sonhos de viagem estão na Europa, nos países balcãs e até mesmo no Caucaso, além das pradarias imensas onde cavalgou Ghengis Khan, Átilas e outros conquistadores da humanidade.
Alberto, a cultua americana é inteiramente voltada para dentro dela mesmo.
Depois da segunda guerra é que o americano descobriu que havia um outro mundo além do seu horizonte. E aí começa outra história.

J.A.Barros disse...

Por falar em pesquisa não podemos esquecer a recente pesquisa feita pela Instituição do IPEA em que revelava que que 66% dos homens brasileiros apoiavam estupros de mulheres que vestiam mini saias e blusas superdecotadas deixando os seios à mostra. Qual seria o bonus dessa pesquisa?