terça-feira, 15 de abril de 2014

Até próteses estão sendo negociadas no SUS por médicos e fabricantes

por Eli Halfoun
Um novo escândalo na saúde deve estourar por esses dias. A denúncia é do jornalista Giba Um. Ele garante que dependendo do caso portadores de deficiência levariam meses para conseguir numa prótese no SUS. Para levar a prótese em poucos dias é preciso recorrer à Justiça. Segundo Giba agora o Ministério Público está investigando o surgimento de uma (mais uma) máfia formada por médicos, fabricantes e fornecedores de próteses que “cartelizam os preços dos equipamentos”. Ainda segundo a denúncia os pedidos médicos e gastos com próteses crescem e maneira surpreendente e as próteses tem preços diferentes que variam de R$ 15 a 50 mil. Diante dessa denúncia Giba Um antecipa que um grupo de deputados começou a coletar assinaturas para uma   CPI de investigação das irregularidades cometidas com as próteses que devem ser fornecidas pelo SUS sem qualquer custo para o portador de deficiência. Mais uma CPI que como tantas outras também não vai dar em nada. (Eli Halfoun)

2 comentários:

Giorgio Td. disse...

Uma coisa é a imprensa denunciar, na maioria denúncias infundadas, outra coisa é a polícia e a justiça apurarem, o que deve ser feito. Trabalho no SUS e vejo o esforço da maioria dos profissionais e o agradecimento de quem é obre, não pode pagar plano de saúde, a agradece. Se há erros, devem ser concertados, mas essas denúncia geralmente tem motivo eleitoral. O Brasil está assim infelizmente. Todos são condenados e tem que provar que são inocentes.

J.A.Barros disse...

Neste país nada dá certo. Atualmente, com a minha mulher presa numa cama, apelei para o SUS e para efeito de obter concessões tanto ela como eu estamos cadastrados nessa instituição. Mas, acho que nada é de graça. Por exemplo, para obter fraldas descartáveis tenho que pagar 8 reais por cada grupo de 32 fraldas. Preciso ter uma cadeira de rodas que se consegue através do SUS, mas as exigências são tantas que vai ser difícil conseguir até mesmo depois de aprovada a requisição tem de entrar numa fila de espera de retorno de cadeiras já emprestadas.
Mas se é assim vamos ao jeito deles porque ou você aluga uma cadeira pagando 70 a 100 reais por mês ou compra uma pelo preço mais ou menos variando de 300 reais a 1.200 reais.
Não podemos nos esquecer que estamos e vivemos no Brasil.