sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Deixem o Caê falar

por Gonça
Os jornais repercutem as declarações de Caetano Veloso, que chama o presidente Lula de analfabeto. Analfabetismo nem deveria ser palavra usada como "ofensa". Analfabetismo é um crime que os políticos que dirigiram este país, geralmente ricos e bem nascidos, cometeram contra os pobres. A Bahia, por exemplo, tem um dos mais baixos índices de escolaridade do país. E foi um estado dirigido por décadas por um clã que a família Veloso admira. ACM era chamado de "painho". Caetano, Bethania e outros tinham relacionamento amistoso com o "coronel", com a baianidade do "coronel", com o axé do "coronel". Caetano faz política, sempre fez e é o que faz agora. Está no seu direito. Pode ser criticado por baixar o nível do debate mas está no seu direito. Nas últimas campanhas, fez reuniões políticas em casa tentando atrair artistas para os candidatos do PSDB. De novo, está no seu direito. Por isso, não é surpresa que, a pretexto de defender a candidata criacionista, parta para o ataque. É do jogo. Caetano é um animal político. Tão político que, às vezes, se aproxima demais e perigosamente do governo. Recentemente, segundo denúncia da Folha de São Paulo, preparou uma turnê que, embora patrocinada por empresas privadas e considerada comercialmente viável, se beneficiou da Lei Rouanet, descolando assim um incentivo público. O procedimento não foi ilegal, já que a Lei Rouanet é criticada exatamente pela brecha que permite que o benefício seja utilizado para projetos de marketing. O problema é que Caetano, em público, é um dos críticos da Lei. O baiano se irritou porque foi acusado de estar recebendo uma "Bolsa Dendê". Deixem o Caetano falar. Ele já está em campanha política. Óí praí, tô certo "painho"?  

2 comentários:

Jussara disse...

Concordo 1.000% com o Gonça. Acho que todos devem ter assegurado o direito de se expressar. Inclusive para falar merda...

debarrros disse...

Uma das qualidades do Caetano é falar o óbvio e no entender de muitos aquele que enxerga o óbvio está muito perto da genialidade. Ora, todo o mundo sabe que, aquele que não se pode dizer o nome, é filho de uma mulher, que no dizer próprio dele, nasceu analfabeta e ele não é muito forte em gramática portuguesa. Se tiver que fazer uma prova de português de 1º série, será, naturalmente, reprovado. Daí a chamá-lo de analfabeto vai a um passo muito grande. Na minha opinião, Caetano foi muito corajoso em dizer, em público, que o "homi" é analfabeto, sabendo que vai vir chumbo grosso pra cima dele. A turma do PT não brinca em serviço. Esqueceram-se dos dois Prefeitos assassinados ? Do braço armado do PT, que é o MST, que vem invadindo,espancando e quiçás matando alem de quebrar e desmontar patrimônios alheios? A memória dos brasileiros é fraca. Eu diria que o
"homi" é semi-alfabetizado. Afinal ele é o Presidente deste país, que um dia os navegantes portugueses, por erro na rota traçada para chegar às Índias, vieram bater nas costas brasileiras.
E por azar chegaram primeiro em costas baianas. Mas, tudo bem. Como diz o malandro carioca: "Nào há bem que sempre dure e mal que nunca se acabe". E vamos, que vamos.