sábado, 21 de abril de 2018

Leitura Dinâmica: o tamanho da encrenca

* É fake news - André Petry, da Veja, dizer ao Comunique-se a revista faz jornalismo "que bate nos dois lados". Deve estar se candidatando ao posto de correspondente em Marte. Não existe jornalismo isento na mídia tradicional, que tem clara missão política ao longo da história do Brasil,  e a Veja sempre teve lado. Quer ver? Apoiou com entusiasmo Collor de Mello, FHC, José Serra, Geraldo Alckmin, Aécio Neves e Temer. Isso diz muito, não? Na atual indefinição das eleições de 2018, a Veja ainda aguarda engajamento em Alckmin, Flávio Rocha, Bolsonaro, Rodrigo Maia, Henrique Meireles, João Amoedo ou Temer. Joaquim Barbosa e Emayel  ficam, por enquanto, no banco de reservas.

* As redações da Folha de São Paulo e Agora SP se tornam uma só. Todos os jornalistas por dois jornais. Menos dez vagas para profissionais.

* Cuidado! Para a mídia tradicional, rede social é o novo demônio. Do diretor do Observador, de Portugal, Miguel Pinheiro: "Como em todo o lado, nas redes sociais existe bom trabalho e mau trabalho. E se é verdade que há muita porcaria nas redes também é certo que a mentira sempre deu a volta ao mundo mais rápido que a verdade. As redes sociais ajudam a fazer bom jornalismo se forem bem usadas."

* Destaques da nova temporada do Febeapá (o "Festival de Besteiras que Assola o País" idealizado por Stanislaw Ponte Preta, nos primeiros anos da ditadura). A senadora gaúcha Ana Amélia em momento de surto critica Gleise Hoffman por dar entrevista à rede de TV Al Jazeera, que para a desgorvenada  Améliaé a mesma coisa que Estado Islâmico. Surfando no Febeapá, a PGR pretende investigar a entrevista; o ex-ministro do STF,  Eros Grau, vai buscar "jurisprudência" na canção "Como uma onda", de Lulu Santos e Nelson Motta. Em artigo para O Globo, ele defende que a Constituição está aí para ser "interpretada" no "momento em que as leis estiverem sendo aplicadas. Para ele, a chamada Lei Maior é "nada do que foi será do jeito que já foi um dia". O ex-ministro leva Grau zero em karaokê jurídico; Michel Temer, que está com a corda no pescoço em investigação por corrupção desenfreada, faz pronunciamento em rede nacional de TV e se compara a... Tiradentes;

* A Europa fechou fronteiras para o frango brasileiro por deficiências sanitárias, leia-se porcaria nas penosas. O que o consumidor brasileiro não sabe ainda é que pagará caro para comer frango contaminado. Fora do mercado europeu, alguns frigoríficos vão cortar a produção e dar férias coletivas aos empregados. Resultado: além de desovar aqui o frango com "deficiências sanitárias!, a menor oferta fará o preço subir. O frango a passarinho vai ficar mais caro. Sujou! Já a exportação de juízes para palestras em puxadinhos de Harvard está liberada.

* Pensão do tio: Aécio ganhava uma mesada de 50 mil reais depositada por Joesley Batista, segundo acusação. Nada demais, a pensão mensal era para comprar material escolar, uniforme, lanche, cobrir passeios da turma, juntar dólares para viagem à Disney e pagar o sanduba e o mate na praia do Leblon.

* A lei é para todos? -  Nas ruas do Rio, camelôs estão vendendo iPhone zero baratinho. Suspeita-se que são os aparelhos roubados na semana passada em mega assalto ao Galeão. As autoridades devem estar ocupadas com outras operações que rendem mídia já que os aeroportos, que são área federal, são o novo filé da bandidagem. Há mais de um mês bandidos roubaram 5 milhões de dólares do aeroporto de Viracopos. Nem a mídia fala mais desse assalto em estranhas circunstâncias. Associações de despachantes de cargas também apontam sucateamento e falta de investimento em segurança nos terminais privatizados. Sem surpresa; depois de ganhar as bocadas, concessionários costumam não cumprir as cláusulas de investimento contratuais e ainda levam moleza no adiamento do pagamento das outorgas contratuais, Tá bom pra você?

4 comentários:

Corrêa disse...

Com certeza, colunistas e sites da direita já estão dizendo que Barbosa não está pronto. O juiz que eles apontaram como heroi do Mensalão não é confiável para os fascistas. Ao mesmo tempo, o mercado não descarta Bolsonaro. tudo vai depender de quem for o adversário, se Ciro, Lula ou seu indicado, ou qualquer nome de esquerda vamos ver Veja, Globo e a mídia das famílias apoiar Bolsonaro.

Rick disse...

Na mosca, além do site antagonista, Eliane Cantanhede que costuma dar esses recados jás está metendo pau do Joaquim. Não é nem nunca será meu candidato mas era o queridinho das tias da globo.

Corrêa disse...

E o UOL já está avisando que Barbosa votou a favor do casamento gay, do aborto, e da pesquisa com células troncos. E não é pra elogiar é pra assustar o eleitorado evangélicos. Está claro que não é nem será o candidato da mídia atrasada caso se candidate. Se um candidato do "centro" não decolar, tenho certeza de que a mídia conservadora apoia Bolsonaro. Apoiaram a ditadura, porque não vão de Bolsonaro?

J.A.Barros disse...

Não, no Brasil a lei não é para todos, a lei só vale e é cumprida para os pobres e favelados. Que são presos sem culpa formada e o Estado não lhes põem à sua disposição um advogado previsto em lei. Quantos pobres e favelados estão presos sem processo e sem assistência de advogados? Centenas de milhares e fica tudo por isso mesmo. Estamos no Brasil, gente.