sábado, 21 de abril de 2018

Fotografia: jornal inglês pirateia foto clássica de Pelé

Foto de Alberto Ferreira

Não foi por falta de informação. A foto de Alberto Ferreira que captou na sua Leica M3, em um único fotograma, a histórica bicicleta de Pelé, em 1965, em jogo da seleção brasileira contra a Bélgica, no Maracanã, é clássica, já foi exibida em exposições em vários países, figurou em mostra na Maison Européene de La Photographie e, durante a Copa de 2006, na Alemanha, esteve exposta em outdoors nas ruas de Berlim.
Mesmo assim, o jornal The Telegraph ignora a autoria da foto em matéria publicada ontem. E, pior, credita a imagem à agência Getty, tão somente.

Foto de Alberto Ferreira

Alberto Ferreira, que faleceu em 2011, trabalhou no Jornal do Brasil durante quase 30 anos. Também é dele outra foto antológica de Pelé. Em 1962, na Copa do Chile, o fotógrafo registrou o exato momento em que o jogador sentiu a contusão que o tirou do mundial. O flagrante único lhe valeu o Prêmio Esso.

Bom, piratear está no DNA histórico do Reino Unido. Um dos seus corsários, Francis Drake, foi até condecorado pela Rainha Elizabeth I. Mas isso não dá ao Telegraph o direito de ser um bucaneiro dos direitos autorais.


2 comentários:

Hoffmann disse...

Direito autoral só e garantido pela eterna vigilancia. Com a internet isso só o.

Elpídio disse...

Duas fotos de gênio.