domingo, 8 de abril de 2018

É fato ou fake? Nostalgia dos "voos da morte"...



por Flávio Sépia 
O Blog do Rovai revela que circula desde ontem no whatsapp um áudio em que alguém diz supostamente ao piloto do avião que levou Lula para Curitiba para lançar "esse lixo" pela janela. A veracidade da transmissão ainda está sendo apurada. De qualquer forma, fato ou fake, o autor da "sugestão" é certamente um saudoso da prática de lançar ao mar, de aviões, oponentes das ditaduras da Argentina, Brasil Uruguai e Chile. Eram os "voos da morte"  da Operação Condor.
Leia a matéria e ouça os diálogos, clique AQUI

ATUALIZAÇÃO EM 09/4/2018 - Em nota oficial distribuída à imprensa, a FAB confirma a autenticidade do áudio divulgado com exclusividade pela Fórum/Blog do Rovai (com origem no controle de voo que orientava a aterrissagem em Curitiba). 
Ontem, o portal R7 revelou outro áudio, que você pode ouvir no link (AQUI), onde uma voz entra no sistema de controle de vôo de Congonhas, na hora da decolagem do avião que levava Lula para Curitiba, e fala: "leva e não traz nunca mais". Mais do que ofensa ou agressão ao ex-presidente, as falas representam ameaça à segurança de voo e dos passageiros já que interferem em canais oficiais que orientam pousos e decolagens de aviões.


2 comentários:

Kadu disse...

Quero acreditar que isso será apurado e os culpados punidos. Independentemente de ser Lula ou não, isso mostra que por motivos políticos há brechas para supostos controladores interferirem no sistema de comunicação e na segurança dos voos.
É grave e vai contra as normas internacionais antiterrorismo.

Milton disse...

Em todos os sentidos isso é grave e merece apuração rigorosa.Tirando lula da questão, mostra que as comunicações das torres com os aviões são vulneráveis. Se foi um controlador, é sério. Se foram pessoas radicais de fora como essas de instinto terrorista mostra que podem acessar e provocar até acidentes.