quinta-feira, 26 de abril de 2018

Fotografia - Leni Reifenstahl: acervo da cineasta gera polêmica na Alemanha

Leni Reifenstahl/ Reprodução site Kultur Radio
por Flávio Sépia 

Desde que uma antiga secretária de Leni Reifenstahl doou o espólio da cineasta preferida de Adolf Hitler à Fundação Prussiana do Patrimônio Cultural de Berlim, há dois meses, uma polêmica abala os meios culturais da Alemanha.

O material - rolos de filmes e fotografias feitos a partir da década de 1920, documentos, cartas e objetos pessoais - foi agora encaminhado ao Museu da Fotografia de Berlim e a discussão se reacendeu.

Leni Reifenstahl, que dirigiu os documentários "Triunfo da Vontade", de 1934, e "Olimpia", de 1938, e ficou marcada como propagandista do nazismo, morreu em 2003, aos 101 anos, e seu marido, Horst Kettner, que guardava o acervo, faleceu em 2016. Os arquivos da cineasta permaneciam guardados em caixas na última residência do casal, na Baviera.

Quem critica o Museu da Fotografia de Berlim por ter recebido o acervo considera a iniciativa uma afronta às vítimas do nazismo. Para outros setores, a importância cultural e histórica do trabalho de Reifenstahl não pode ser ignorada, assim como a relevância artística da sua obra. Como argumento, os defensores da preservação dos arquivos dão um exemplo: Werner von Braun, que apesar de responsável pelas bombas voadoras e foguetes da Segunda Guerra, que fizeram milhares de vítimas, foi anistiado pelos Estados Unidos, tornou-se um herói da corrida espacial, e teve sua imagem assimilada sem tanta polêmica. Para outros, futuras exposições não podem deixar de associar o material, à margem do valor histórico e artístico, aos horrores do nazismo.


2 comentários:

Letícia disse...

Concordo que tem valor histórico e artístico, mas acho que em qualquer reprodução deve ser lembrado o que tal obra representou em uma trágica era da humanidade.

Wedner disse...

A História não pode ser esquecida e isso não impede que o nazismo seja sempre denunciado principalmente agora com neonazismo até no Brasil.