Foto de Alberto Ferreira |
Não foi por falta de informação. A foto de Alberto Ferreira que captou na sua Leica M3, em um único fotograma, a histórica bicicleta de Pelé, em 1965, em jogo da seleção brasileira contra a Bélgica, no Maracanã, é clássica, já foi exibida em exposições em vários países, figurou em mostra na Maison Européene de La Photographie e, durante a Copa de 2006, na Alemanha, esteve exposta em outdoors nas ruas de Berlim.
Mesmo assim, o jornal The Telegraph ignora a autoria da foto em matéria publicada ontem. E, pior, credita a imagem à agência Getty, tão somente.
Foto de Alberto Ferreira |
Alberto Ferreira, que faleceu em 2011, trabalhou no Jornal do Brasil durante quase 30 anos. Também é dele outra foto antológica de Pelé. Em 1962, na Copa do Chile, o fotógrafo registrou o exato momento em que o jogador sentiu a contusão que o tirou do mundial. O flagrante único lhe valeu o Prêmio Esso.
Bom, piratear está no DNA histórico do Reino Unido. Um dos seus corsários, Francis Drake, foi até condecorado pela Rainha Elizabeth I. Mas isso não dá ao Telegraph o direito de ser um bucaneiro dos direitos autorais.
2 comentários:
Direito autoral só e garantido pela eterna vigilancia. Com a internet isso só o.
Duas fotos de gênio.
Postar um comentário