quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Consumidores denunciam que o novo iPhone é iTorto

O francês Florian Paulmier postou seu iPhone torto.
Reprodução
É, no mínimo, curioso. Para dizer o mínimo. Recentemente, a Apple lançou o iPhone 6. Em geral, o aparelho foi elogiadíssimo por jornalistas especializados em todo o mundo. O surpresa é que depois de um tsunami de boas críticas, consumidores identificam o que pode ser um grave erro de projeto do aparelhinho. Ele é tão fininho, tem espessura tão "confortável", que entorta. Isso mesmo, você bota o bicho no bolso e ele sai de lá tortão. E não se trata ainda do tal celular dobrável que deve vir aí em futuro próximo. O iTorto da Apple seria erro mesmo. Agora, a pergunta que não quer calar. Como é que os jornalistas especializados não perceberam o problema e até elogiaram a espessura? Foi preciso que consumidores fotografassem e filmassem o iTorto e tornassem público o defeito. Um deles, o francês Florian Paulmier surpreendeu-se ao tirar o celular do bolso e vê-lo como o corcunda de Notre Dame. Há vídeos também no You Tube. Espera-se que uma coisa não tenha nada a ver com outra, mas a Apple e outras marcas costumam convidar veículos com tudo pago para ir aos feéricos lançamentos de novos aparelhos. Muitos até recebem, de presente, o aparelho. Não é uma boa prática. Alguns veículos, cada vez menos, não aceitam o mimo. Outros, topam e advertem, às vezes, no pé da matéria: fulano viajou a convite da empresa tal. Não deixa de ser uma espécie de aviso para o leitor desconfiar do que leu. Fazer matéria a convite do pautado não é exclusivo da área tecnológica. Cinema, turismo, grande eventos corporativos também investem nesse tipo de "abordagem". Assim fica cada vez mais difícil perceber onde acaba o jornalismo e começa o marketing. Ou vice-versa.

Atualização - A Apple não negou a falha mas informou, na quinta-feira, 29, que até agora apenas nove consumidores registraram queixa. O que, segundo o fabricante, indica que é muito raro o modelo entortar quando colocado, por exemplo, no bolso da calça. Acrescenta que já foram vendidos mais de 10 milhões de iPhones 6 e 6 Plus. Apesar de orientar os consumidores a entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente, a empresa não quais providências que tomará após as reclamações. Quanto a queixas sobre falhas nos smartphones após atualização do sistema operacional, o que provocou problemas de conexão com rede celular, a Apple disponibilizou um tutorial para ajudar os usuários a restaurar o IOS 8.0 no iPhone. 


2 comentários:

AB.Dias disse...

E não são esses os arautos da honestidade????

Wedner disse...

Essa mistura entre jornalismo e comercial não é culpa dos jornalistas mas das empresas. Infelizmente é cada vez mais comum.