quarta-feira, 10 de setembro de 2014

“A Grande Família” se despede hoje, mas talvez não para sempre


Divulgação.TV Globo
por Eli Halfoun
O fim de “A Grande Família” com uma edição especial amanhã, dia 11, acaba com a velha lenda de que só saem do ar programas que não conquistam boa audiência, Depois de bem sucedidas temporada (quase 30 anos no ar) “A Grande Família” deixa a programação da Globo como uma das mais criativas e vistas comédias da emissora, inclusive nessa fase em que a Globo vem perdendo audiência na maioria dos horários. A comédia criada originalmente por Oduvaldo Vianna Filho e Armando Costa deixa de ser exibida no momento em que mantinha mais de 20.0 de audiência, maior público do horário entre as comédias exibidas depois da novela do chamado horário nobre, o que mostra que, ao contrário do que se diz, o público não está cansado das aventuras de Lineu, Nenê e cia. O elenco sim é que devia estar cansado dos personagens (atores são criativos e não gostam de interpretar os mesmos personagens por muito tempo para não ficarem marcados) e no caso de “A Grande Família” era para o elenco, tempo demais.
Não creio que esse seja um final definitivo do programa que deixa a grade de programação com um gostinho de quero mais. O que me parece é que o programa ficará fora por um longo período ( a Grande Família original estreou em 1972 e ficou no ar até 1974), mas acabará voltando talvez com num novo elenco ou totalmente reformulado com novos personagens sempre tendo nos personagens originais a referência como nas famílias de um modo geral que gostam de ver o programa simplesmente porque de alguma forma se enxergam nele e se identificam com a família fictícia e ao mesmo tempo muito real. “A Grande Família” cumpriu um importante papel na televisão brasileira que ficou mais brasileira mostrando que comédias têm um enorme espaço na televisão que, aliás, o tem utilizado muito bem em outras comédias, todas filhas dessa grande e vitoriosa família que, na versão atual, chegou em 29 de março de 2001 para sua primeira fase e retornou para a segunda fase em 4 de abril de 2013, exibindo cerca de 500 episódios, um número sem dúvida histórico e que não vai parar por aí. (Eli Halfoun)

3 comentários:

Denise disse...

Os da velha-guarda devem lembrar que esse programa foi pioneiro nos anos 70 em mostrar a real família brasileira. Salve Vianinha!!!!! Salve Paulo Pontes!!!

alberto carvalho disse...

Denise, os pioneiros da Grande Família foram: Jorge Dória (Irineu), Heloisa Mafaldi (Nene), Djenani Machado (Bebel), Armando Queiroz (Tuco), Osmar Prado (Agostinho) e o fabuloso Brandão Filho, o patriarca da família. Assim como na segunda versão, esses grandes atores fizeram da Grande Família um dos maiores programas humorísticos da tv.

J.A.Barros disse...

Me parece que Max Nunes foi um dos primeiros a escrever esse programa. Se foi não podemos esquecer de cita-lo.