segunda-feira, 8 de setembro de 2014

É vendaval.... É vendaval.... Estudo do Global Financial Integrity avalia que empresários, traficantes e políticos "exportam" 30 bilhões de reais de dinheiro sujo, por ano, produto de sonegação fiscal, drogas e corrupção...

Matéria publicada hoje no Huffington Post estima que mais R$ 30 bilhões em dinheiro sujo gerado pelo crime, corrupção, subfaturamento em operações comerciais e evasão fiscal deixam o o Brasil a cada ano. Tais volumes equivalem a 1,5% do PIB anual. O GFT ainda avalia que essas perdas podem ser maiores se computado o dinheiro em espécie enviado ilegalmente para fora do país por investidores, traficantes e multinacionais. "O Brasil tem um problema muito sério com os fluxos financeiros ilícitos, e reduzi-los deveria ser uma prioridade para qualquer governo que venha após as próximas eleições", disse Raymond Baker, presidente GFI. Segundo o HP, fluxos ilícitos enfraquecem a economia através da drenagem receitas do Brasil que poderiam ser usadas ​​para fazer o país crescer. (Leia no Huffington Post, clique AQUI).

por BQVManchete
A questão de lavagem de dinheiro e a transferência ilegal de capitais para fora do Brasil precisa ser enfrentada. Só que grandes sonegadores e investidores "abutres" costumam ter forte apoio político e empresarial. Nos anos 90 até contas, a famosa C5, foram criadas para agilizar o processo de remessa de dólares para o exterior. Nessa brecha que persiste, bilhões decolaram para paraísos fiscais, sem contar aqueles malotes de dólares em vivas verdinhas contrabandeados para o exterior, "na moral", sem a necessidade de qualquer operação comercial de fachada para disfarçar.  Por outro lado, a corrupção política é apenas parte do problema e, talvez, a parte naturalmente mais exposta. Constata-se, por exemplo, que na maioria das denúncias de supostos pagamentos de suborno a mídia faz esforço comovente para preservar o ramal empresarial da roubalheira. Os nomes das empresas envolvidas costumam ser omitidos em reportagens "investigativas". E, quando aparecem, são listadas as "pessoas jurídicas", às vezes um emaranhado delas, escondendo-se dos leitores os nomes dos proprietários que, não raro "moram" ao lado e fazem parte do mesmo grupo social. Essa evasão fiscal impacta diretamente, há décadas, sobre o PIB do Brasil que não adotou "regras" como a de alguns países europeus que em função do baixo crescimento resolveram cinicamente computar "receitas" do crime organizado (da venda de drogas, "proteção", a prostituição e jogo clandestino) no cálculo dos seus PÌBs numa tentativa de turbiná-los em meio à atual crise. Sem essa surpreendente e condenável contabilidade fiscal de alguns países europeus, em matéria de dinheiro sujo, o Brasil tem ficado só no prejú mesmo.

4 comentários:

J.A.Barros disse...

Só o grande diretor da petrobras Paulo Costa, amigo da Dilma e do Lula, só em um dos Bancos da Suiça tem depositado 23 milhões de dólares. Quanto terá nas Bahamas e outras Agências sujas no Caribe e resto do Mundo?
É incrível que essa refinaria Abreu Lima já tenha custado mais de 40 bilhões de dólares quando o seu custo inicial projetava mais de 2 bilhões de dólares.
Agora eu pergunto? essa refinaria não seria construida em parceria com a Venezuela para refinar o seu petróleo que fica distante dela o canal de Panamá e o contorno do litoral Norte e Nordeste do Brasil para esse óleo chegar a essa refinaria? Quanto custaria o frete desse transporte?
E a Venezuela ainda não contribui nem com meio dólar para essa obra. Cosias do ex-presidente, esse gênio da enrolação e mentiras.
Mas o Brasil merece essa gente no poder. Afinal não foi o seu povo que os elegeram ?

Wilson disse...

Com a eleição perdida, a imprensa e a elite que forçar a barra. Não há qualquer prova, seria decente aguardar a investigação. Cometeram foi um crime ao revelar depoimento sigiloso. E cadê a investigação do metrô de São Paulo, as propinas, cadê o mensalão mineiro. E ficam aí os irresponsáveis moleques fazendo acusações também irresponsáveis. É o desespero de quem já viu que o povo não está caindo no golpe e vai votar em quem merece. Nunca mais o Brasil vai cair nas mãos desse pessoal que só pensa em mercado financeiro. Enfiem o dedo lá e rasguem

Costa disse...

Agora querem botar a culpa nos empresários. Corrupção é função de político mesmo. Empresários são honestos e quando pagam propina é porque são obrigados, nem as multinacionais escapam , ou pagam ou não tem obra. Mas os esquerdinhas não gostam de empresários. Empresário é o que o Brasil tem de melhor, além do povo religiosos, fora os irmão de fé o povo é subgente, bando de preguiçoso, os politicos são corruptos, o país é nojento.

J.A.Barros disse...

Vc não podia de final se revelar o pornô e grosseiro que é na realidade. Vc sabe a quem estou me dirigindo.