segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Lagoa, domingo...

A exuberância do manguezal da Lagoa Rodrigo de Freitas. Um trabalho quase heroico do biólogo Mário Moscatelli, Há 25 anos, ele começou a recuperar a vegetação original de um dos mais belos locais do Rio de Janeiro. Foto. J.E.Gonçalves

A moldura verde...
...Lagoa...


...é hoje uma atração à parte. Fotos J.E.Gonçalves

Regata e...

...concorrência na pescaria. Fotos J.E.Gonçalves

4 comentários:

J.A.Barros disse...

Não basta um só Moscatelli para tentar salvar os manguezais, precisariam milhões de Moscatellis para salvar o que o homem vem destruindo dia-a-dia, milimetricamente tudo que existe e é vivo nesse planeta. Inclusive ele.

Ludmila disse...

Esse é o problema, J.A.Barros, se cada um ficar esperando o outro agir ou os governos e instituições ou industrias, nada será feito. o sr.Moscatelli fez a parte dele e aí está o resultado que as fotos mostram. A preservação do mundo já não depende apenas de governos, é preciso cada um fazer sua parte e educar seus filhos. As organizações da sociedade devem atuar sem esperar políticos e seus interesses.

J.A.Barros disse...

Você tem razão Ludmila. Mas é tudo muito difícil. O home. é por si um destruidor. Um predador dele mesmo porque dos outros animais ele já é há milhares de anos. Há pouco tempo surgiu uma capivara na Lagoa Rodrigo de Freitas e logo surgiu um homem com um fuzil para matar a capivara. Vou lhe contar uma pequena história. No começo da colonização brasileira a Baia de Guanabara tinha uma pequena industria de caça às baleias porque elas entravam na baia para ou se alimentar ou para acasalamento. O fato que em razão da necessidade de extrair dela o óleo para alimentar os lampeões das ruas e do aproveitamento de sua carne para alimentação da população a baia se tornou um centro de caça de baleias.
Bem, com o tempo e com a escasses de baleias esse comércio acabou com o surgimento da eletricidade mas o fato é que alguns atrás , no século XX, surgiu uma baleia na baia de Guanabara que se refugiou na enseada das Charitas em Niterói. Pois pode acreditar Ludmila logo apareceram lanchas cheias de capitães Ahaab armados que a tiros de metralhadoras mataram a baleia.
Esse é o carácter do homem de hoje. O rei da Espanha não foi flagrado matando elefantes na África? A maioria dos animais selvagens da África estão caminhando para a sua extinção.
Tenho poucas esperanças na humanidade Ludmila. O homem ainda é aquele mesmo que há milhares de anos saía em expedições guerreiras para matar e roubar o ouro e as mulheres de outras comunidades.
Não vou falar nem nas atrocidades que estão sendo cometidas no Oriente com a volta da Idade Média criando o Califado.
Um só Moscatelli não salvará os manguezais do mundo.

alberto carvalho disse...

Não só com armas o homem destrói a fauna. Dejetos de todas as espécies são atirados nos rios, lagoas e nas praias, prejudicando as espécies. Quando eu atravessava a Baia de Guanabara rumo a Niterói a atração era a corrida de centenas de golfinhos acompanhando as barcas. Era lindo! Isto nas décadas de 40 e 50. Hoje o que a gente vê são lixos de todas as espécies boiando na Baia. A competição de velas para as Olimpíadas está ameaçada de não ocorrer. É triste!!!