sábado, 27 de setembro de 2014

Street View: os flagrantes do "big brother" do Google...

por BQVManchete
Não é um ovni, nem faz trabalho clandestino. Por isso, muita gente já viu passar um dos carros do Google com o ostensivo aparato ótico no teto. Em alguns casos, as equpes também usam motos ou bicicletas com as câmeras 360° acopladas. Assim são produzidas as detalhadas imagens que mostram ruas, casas, estradas em milhares de cidades do mundo já esquadrinhadas pelo aparato. O objetivo do Google Street View é captar trajetos, ruas, fachadas etc mas como o ambiente urbano pressupõe a presença e a circulação de pessoas, estas estão lá flagradas nas mais diversas situações pelas câmeras do maior "big brother" do mundo. Nessa semana, a revista italiana Panorama fez uma curiosa seleção de inusitadas imagens captadas pelo GSV. 

Ao sol, no Havaí, as curvas da turista foram esquadrinhadas. Deve ser a bunda mais acessada, no bom sentido, do mundo. 

Essa foi em Dublin, Irlanda. O que faz o irlandês à janela vestindo a fantasia de um dos guardas planetários do filme Guerra nas Estrelas? Vá saber...

Em um domingo certamente entediante parte da população de Pymont, Austrália, sem porra nenhuma pra fazer, foi pra rua ver o carro do Google Street View passar. É mais ou menos como paulista ir pro aeroporto ver avião decolar.

O Brasil não podia faltar. Em Salvador, o baiano não gostou de ser fotografado e educadamente caprichou no gestual. "Aqui pra vocês, ó".


Eidehoven, Holanda: dia de cuidar da frieira

Bujanov, República Checa. O espantoso é a menina ainda não ter conseguido carona. 

Na barra pesada de Detroit, cidade com alto índice de assaltos, a pivetada aponta uma pistola para a equipe do Google. Os editores posteriormente apagaram o "ferro".
Controle de fronteira entre México e Guatemala. Ok, mas porque a bandeira cor-de-rosa? É pra barrar só a diversidade?

Em Juárez,. México, alegres hostesses de estrada exercem seu louvável ofício.




2 comentários:

J.A.Barros disse...

Nada mais maravilhoso na vida do que flagrar ou assistir em pesquisa o quotidiano do seres humanos em qualquer parte deste planeta. São nesses flagrantes que constatamos como os seres humanos são iguais entre si – como um dos postulados de Euclides – no seu comportamento no seu dia-a-dia, no seu afazer e por que não? na sua aspiração de vida.
Que beleza de fotos que fazem você parar e procurar meditar sobre elas.

Ebert disse...

Eh o mundo da invasao da privacidade. Se usa computador, celular, rastreador de carro todo mundo eh monitorado. Satelite fotografa de quiser. Cameras de rua ou de lojas ligadas a rede também são facilmente localizadas. Esqueçam privacidade isso era coisa do passado