quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Violência nos States ou nem tudo é Hollywood

(da Redação)
Alguns mitos se difundem - e o cinema é responsável no caso que cito abaixo - mas vez por outra surgem matérias de fontes confiáveis que desmentem o lugar comum. Por exemplo; há numerosos filmes que mostram que a violência crônica nas cidades mexicanas que fazem fronteira com cidades americanas, como Juarez-El Paso, no Texas, e San Diego-Tijuana, na Califórnia, para citar as maiores, contamina a divisa e torna tais cidades dos Estados Unidos como as mais violentas do país. Pois bem: matéria publicada no Huffington Post mostra que as cidades americanas que registram mais assassinatos estão longe da fronteira. Em Detroit, o número de assassinatos chega a 42,8 por 100 mil habitantes. Baltimore, Memphis, Milwaukee, Filadélfia, Indianápolis, Oklahoma. Washington DC, Houston e Dallas completam a lista das mais violentas. Para você ter um ideia de como é alto o índice de Detroit, superiores aos do Rio e São Paulo, veja o quadro abaixo e comprove que, apesar de exibir índices altos, as taxas de homicídio caíram no Brasil consideravelmente entre 2000 e 2010. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, um entidade não-governamental. A melhor distribuição de renda, no período, aliada a programas sociais, é apontada como responsável pela queda das taxas além de investimentos e segurança. Muitos desse homicídios ,no Brasil, estão ligados a tráfico de entorpecentes, seja resultado do combate policial ou de guerra entre quadrilhas ou assaltos praticados para angariar recursos para compra de drogas e armas. Poderiam cair mais, segundo especialistas, com mais investimentos em educação, maior capacitação técnica dos investigadores e peritos da polícia no sentido de apontar os culpados por assassinatos e, principalmente, a queda dos altos índices de impunidade. 
 

2 comentários:

Deco disse...

O problema da criminalidade aqui é que a policia prende e a justiça solta. Pode ver, geralmente que preden assaltante ou assassino o cara já tem cinco ou seis passagens pela cadeia foi condenado e saiu no Natal, no Ano Novo, no Dias das Mãe e no dia da puta que o pariu

Sakoda disse...

O Brasil é violento nas nao é o pais mais violento do mundo. A Italia acaba de matar um monte de imigrantes. Isso é violencia. O que fazem com a Palestina é violencia. Estados unidos tem pena de morte cruel.