quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A carne é fraca. Celebridades reclamam privacidade mas "vendem" aspectos da vida pessoal. Nada contra: quem não quer ter o boi na sombra? Só não venham com mimimi...

(da Redação)
É comum as chamadas celebridades reclamarem da mídia que invade suas privacidades. A imprensa brasileira - seja a especializada em "famosos" ou os grandes jornais e revistas que cada vez mais abrem espaço para a cobertura de entretenimento e, por tabela, espaço para a vida pessoal dos artistas que compõem esse segmento - atua normalmente dentro dos limites da lei. Tanto que por aqui são proporcionalmente raros os processos judiciais e, nem de longe, há casos com o da imprensa inglesa que usou táticas de espionagem, gravação de telefonemas e até suborno e invasão de casas para expor a privacidade de determinadas personalidades. Paparazzo nacional fotografa pessoas públicas em lugares públicos. Não é comum aqui, como por exemplo, na França, nos Estados Unidos e na mesma Inglaterra, fotografar celebridades de topless em piscinas privadas usando para isso meios como helicóptero, escadas etc. No Brasil houve um único caso conhecido de um programa de televisão que usou um guindaste para tentar flagrar um determinada atriz através da janela do seu apartamento. Foi uma clara ilegalidade de um desses programas de TV mais agressivo e os responsáveis foram devidamente condenados pelo erro. A legislação brasileira com base na Constituição de 1988 é mais avançada e rígida nesses item do que a de muitos países ocidentais. 
Dito isto, vai um comentários sobre a atual polêmica envolvendo Roberto Carlos, que era vegetariano (na verdade, amigos alegam que ele apenas não comia carne mas não era um vegetariano radical, o que não faz muita diferença) e surpreendeu seu público ao topar um contrato milionário para ajudar a vender... carne. Comunidades vegetarianas estão indignados porque Roberto de certa forma desqualificaria no comercial a prática alimentar. O You Tube está cheio de paródias e gozações sobre o tal anúncio onde é insinuado o fato de o cantor ter sido vegetariano e agora traçar um bifão . É aí que está um dado curioso. As celebridades pedem privacidade mas é comum "venderem" informações de vida pessoal em meio aos roteiros de peças de campanhas publicitárias. O fato de Roberto não comer carne é uma informação "íntima" que ele aceitou difundir em troca de um cachê. Ponto. No filme, o garçom pergunta: "Você voltou a comer carne, Roberto?". Ele responde: "Voltei". Alguns "famosos" aparecem com filhos "vendendo" a perfeita  "família margarina", outros fazem o par marido-mulher, namorado-namorada, pai-filho etc. Circula até uma história - que já teria acontecido mais de uma vez - envolvendo casais famosos que teriam tentando manter em sigilo o fim do relacionamento porque se o amor havia acabado o contrato publicitário com determinada marca estava ainda em vigor. Ou seja, o casal estava separado na vida real mas para efeitos publicitários tentava manter as aparências e se irritou quando uma revista divulgou o fim do romance. Um desses casais teria se separado um mês antes do Dia do Namorados, estava com campanha gravada, e desmentiu qualquer crise até que o cachê batesse na conta bancária e o anúncio fosse ao ar. Houve também anunciante que "comprou" capa e "remunerou" celebridade que acabava de sair da maternidade com a condição de que seu produto aparecesse visível na foto da família feliz com o bebê que sem saber já nasceu faturando. Há também um "causo" de um astro e uma estrela que, segundo rumores, estavam juntos e apaixonados embora jamais tivessem sido fotografados ou vistos juntos. Paparazzi tentavam em vão a a inédita foto que comprovaria o romance badalado. Por coincidência, a estrela em questão estreava no dia tal uma peça teatral. Não deu outra, poucas horas antes da estréia,  foram "plantados" rumores de que o tal astro iria à estréia da peça da amada. Não deu outra: a imprensa especializada estava toda lá. O astro apaixonado foi ao teatro, o casal posou para fotos, ganhou enorme mídia e, unindo o útil ao útil, promoveu de graça o espetáculo em cartaz. Nada contra a estratégia, a divulgação da foto deve ter beneficiado ambos os lados, a mídia e a celebridade. 
Mas fatos como esse podem levar a uma interessante conclusão: não é que a invasão de privacidade incomode tanto a maioria das celebridades, o problema é se essa "invasão" for na base do 0800. Afinal, a vida não tá fácil pra ninguém. E, mesmo que esteja, quem não gosta de ter o boi na sombra?   
VEJA O VÍDEO QUE GEROU A POLÊMICA. CLIQUE AQUI

5 comentários:

Anônimo disse...

Essa é pros da antiga e ligados no cinema. Roberto não tá parecendo o Stan Laurel, o magro da dupla o gordo e o magro?

Isabela disse...

Uma dica pra agora curar o TOC (transtorno obessessivo compulsivo de Roberto Carlos. Ela nao gosta de marron mas se rolar um anuncio de calça marrom ele pode topar.

J.A.Barros disse...

No fundo de toda essa história de biografias autorizadas ou não está o dinheiro. Na conta dessas celebridades está sempre em primeiro lugar o o quanto vai ganhar. Nunca querem perder um centavo
porque parece – na concepção deles, é claro – que essa perda vai lhe causar um grande transtorno na sua contablidade . Ora, se esse cantor, que se dizia vegetariano, se dizia ou diziam, independentes de sua verdade, de repente passa a fazer publicidade em de um "açougue "vendedor de carne de boi, imagina a quantidade de dinheiro que esse cantor popular e ex-vegetariano vai aumentar a sua conta bancária?
No fundo de tudo sempre é o dinheiro que comanda as más e boas ações seja ele um famoso cantor , ou cantora popular. Será que essas celebridades, por a caso em um momento irreflexivo, investem ou patrocinam alguma instituição voltada a servir ao público pobre, ou meemo a alguma faculdade que se dedica a pesquisas médicas na procura da cura da AIDs por exemplo?

J.A.Barros disse...

Olha, vou dizer uma coisa, que posso me arrepender. Não me apraz, já há algum tempo ouvir as mesmas canções desse cantor tão famoso e principalmente nos seus shows de fim de ano comandados pela TV Globo.

Rick disse...

Boa, Isabela. Ele só se vesta de Azul mas se a Gol patrocinar ele muda pra vermelho. Diz que não canta mais Quero que Vá Tudo pro Inferno, mas se o diabo patrocinar, quem sabe?