quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cartaz da Copa de 2014: "homenagens" em estilo "onde está Wally". Resta torcer para que as pernas gigantes que cercam o Brasil não sejam de pau. Mas repare que o pé da esquerda já está pisando na bola...


por JJcomunic
Se depender das peças de comunicação, a Copa 12014 vai mal. A bola oficial chama-se Brazuca, termo que lá fora é depreciativo racista para designar imigrantes brasileiros; o boneco é Fuleco, não precisa dizer mais nada. Agora, a Fifa lança o cartaz oficial, criado pela agência brasileira Crama. Já estampa polêmica hoje nos jornais que apontam erros de mapa, de fronteiras internacionais na interpretação visual que mostra duas "próteses" gigantes cercando o país. Os organizadores argumentam que tais símbolos sempre geram polêmica. Mas, do ponto de vista do marketing, seria melhor que não gerassem. Não é dogma do marketing o dito "falem mal mas falem de mim". Isso pode servir para celebridade que quer "causar" mas não para símbolos que supostamente devem cair no gosto da população, seja ou não alvo o torcedor que irá aos estádios. Fale sério: você usaria uma camiseta do Fuleco? Como já se escreveu neste blog, o tatu-bola é simpático mas o nomezinho que o júri de gênios escolheu é ridículo. A criação do cartaz, como do Fuleco e da Brazuca é atribuída a agências. Prudentemente, talvez para evitar que alguém assuma a culpa sozinho, os artistas não mostram a cara e as obras ganham as assinaturas de um vago "coletivo".



No belo poster da Copa da Espanha, 1982, a referência artística que remete a Picasso. Comunicação direta. Já no cartaz braseiro, artistas e julgadores optaram por um genérico rococó e difuso onde cabem todas as explicações: os mares, as florestas, a ecologia, a paixão pelo futebol, os bordados artesanais, um macaco (no alto à esquerda, como um "onde está Wally") , uma baiana (na bola, o que isso significa ninguém sabe), coqueiro, ouriço, flores, sereia, pássaros, borboletas, cobras etc. Claro que dependendo do tamanho da estampa (o cartaz costuma ser reproduzido em camisetas, bandeiras, pratos comemorativos, moedas idem), todos esses "símbolos", de tão disfarçados, desaparecem. Resta ao torcedor esperar que as duas pernas gigantes que cercam o Brasil não sejam de pau.

Compare com os cartazes de todas as Copas do Mundo. Vá ao site do Globo, clique AQUI

3 comentários:

debarros disse...

A taça da Copa do Mundo lembra uma foto do Espiritualista Chico Xavier, cobrindo com a mão todo o rosto. A mascote criada em cima de um tatu-bola – até a figura do tatu-bola tudo bem – aparece com um nome ridiculo e estranho: Fuleco e agora aparece o cartaz da Copa do Mundo de 2014 que se precisa olhar 2 ou 3 vezes mais para entender a mensagem.
A mensagem nesses cartazes tem que ser diretas: a bola e o jogador. enfim a bola é o sujeito da oração.

debarros disse...

Acho que os dois pés estão pisando na bola. O Ronaldo Fenômeno disse que foi ele que escolheu esse cartaz. Podei dar certo?

debarros disse...

Acho que o cartaz da Copa da Espanha está em cima do artista Juan Miró. Não posso afirmar que seja dele, mas é bem o seu estilo