terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A saúde precisa de atendimento emergencial para não morrer no corredor


por Eli Halfoun
Toda vez (é todo dia) que a televisão mostra o revoltante caos que se instalou nos hospitais públicos do país, a esperança diminui e faz crescer a certeza de que jamais a população será atendida com respeito e dignidade em quase nada, e muito menos na saúde. É lamentável e vergonhoso ver pacientes jogados, sofrendo e morrendo em corredores imundos de hospitais que mais parecem campos de concentração. Não adianta culpar os médicos: eles não têm culpa de nada e pelo contrário, tentam fazer um trabalho heroico para vencer as dificuldades e o desconforto que também limitam e impossibilitam o exercício digno da medicina. Também não adiantam mais os discursos e as promessas: está realmente na hora do governo fazer um mutirão de verdade para resolver os problemas da e de saúde no país. Faltam hospitais? Faltam sim, mas se todos sabem que faltam não seria (é) o caso de melhorar o atendimento nos que ainda podem funcionar. A população não tem mais saúde para ouvir promessas e esperar por mais um, dois ou três anos para que novas unidades hospitalares sejam construídas. O momento é emergencial e o mais importante é tirar a saúde da UTI antes que toda a população morra nos corredores de hospitais que deixaram de ser unidades de saúde faz tempo.  (Eli Halfoun)

2 comentários:

Ludmila disse...

Os governos precisam sim cuidar da saúde. Concordo que não devemos culpar os médicos de uma maneira geral, há bons e ético profissionais por aí. Mas tem muito idiota egoista também. Entendo que sua opinião não se refere a médicos que faltam plantão Esses têm que ser processados por homicídio quando causarem mortes.

Anônimo disse...

O Brasil tem as piores faculdades de medicina do mundo. Em todo buraco tem uma. Quer o que? que tenha bons médicos? São só uns poucos valentes, o resto sai cru e vai aprendendo no serviço.