por JJcomunic
A expansão e o alcance das redes sociais estão levando os repórteres ao canto do ringue. Políticos, atletas, executivos, artistas, líderes religiosos, ativistas ambientais, economistas dispõem, agora, de canais próprios para se comunicar com quem os acompanha e, por tabela, com a opinião pública. Começou com as chamadas celebridades, que logo lançaram blogs, sites e twitter próprios para opinar, contar o que estão fazendo, promover peças, filmes, e até divulgar desmentidos a matérias veiculadas pela mídia tradicional. A onda se alastrou. Antes, a fonte passava a notícia para um jornal ou revista. Agora, a fonte joga a informação no twitter, por exemplo, deixando ao jornalista a missão de correr atrás do prejuízo e repercutir o fato. Se a prática ainda não está generalizada, é uma clara e acelerada tendência. Veja abaixo, por exemplo, o impressionte número de "seguidores" (em suma, a audiência direta) de algumas personalidades conhecidas (são números que mudam a cada momento). Os índices superam a circulação dos principais jornais e revistas do país.
Luciano Huck: 2,5 milhões de seguidores no twitter
Kaká: 2,3 milhões
Mano Menezes: 1,7 milhão
Ivete Sangalo: mais de 1 milhão e meio
Claudia Leitte: quase 1 milhão e meio
Danilo Gentili (humorista): mais de 1 milhão
William Bonner, 1 milhão
Luan Santana (cantor): quase 800 mil
Tiago Leiffert(jornalista esportivo): quase 700 mil
Preta Gil: mais de 500 mil
Marina Silva: 350 mil
Eike Batista: 223 mil
Arnaldo Jabor: quase 200 mil
Walcyr Carrasco (escritor): quase 100 mil
Um comentário:
É a Internet, estúpido!
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