quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Nordeste: começou a circular o expresso...

por Gonça
Para quem critica os nordestinos por motivos políticos ou preconceituosos, bobagens em alta após as últimas eleições em certas rodas de imbecis, vale conferir os últimos dados do IBGE.
- O Piauí é o estado que mais cresce no Pais: 8,8%. Em oito anos, o PIB do Piauí cresceu 37%.
- O Ceará, que vem sustentando bons índices de desenvolvimento há mais de cinco anos, cresceu 8,5% no último levantamento anual. E 32,9 entre 2002 e 2008.
Entre os estados com menor aumento do PIB estão:
- Rio Grande do Sul (2,7%), Santa Catarina (3,0%)
- Pernambuco e Bahia estão entre as dez maiores economias do país.
- A participação de São Paulo na economia do Brasil vem caindo sistematicamente: já foi de quase 40% e está agora em 33,9%.
- Pela primeira vez, segundo os novos dados do IBGE, a soma do PIB do Rio, Paraná, Minas e Rio Grande do Sul empata com SP. E a participação somada  todos os estados supera a de SP. Ainda é "locomotiva" mas há outros trens na cola.
- Entre 2002 e 2008, o PIB do país cresceu 27,9%. O PIB do Nordeste acelerou 37,9. É índice de "tigre asiático", ou melhor, de "onça pintada", o felino que habita a Chapada do Araripe, nos limites do Crato (CE).
Veja o crescimento acumulado do Nordeste entre 2002 e 2008
Maranhão - 46,0%
Piauí - 37,9%
Bahia - 33,5%
Ceará - 32,9%
Sergipe - 31,2%
Paraíba - 29,5%
Pernambuco - 25,7%
Alagoas - 23,2%
Rio Grande do Norte - 22,7%
Fonte: IBGE

2 comentários:

debarros disse...

Olha Gonça, é muito bom, para nós brasileiros ficarmos sabendo dessas notícias de que o Nordeste vem aumentando, consideravelmente os seus 'índices de desenvolvimentos. O Nordeste crescendo economicamente significa que o Brasil cresce tambem, deixando de ser uma economia que se apoiava apenas nos ricos estados do sul. Com esse desenvolvimento economico o Nordeste deixa de ser atrelado à economia sulista e se torna independente industrialmente, comercialmente, turisticamente e intelectualmente até. Um país é forte quando todos os seus estados são fortes economicamente, não sendo apenas vagões são locomotivas que interligadas levam o país para a frente.

Gonça disse...

tem razão debarros, estive recentemente no nordeste e vi muitos sinais desse crescimento. Turismo, mercado imobiliário, indústria, serviços, agropecuária estão entre os setores em alta.