terça-feira, 16 de novembro de 2010

Copiando o que é bom de olho na reeleição

por Eli Halfoun
Não faz muito tempo comentei em uma postagem aqui que do jeito que as coisas andam violentas nas ruas (vai piorar, como sempre, em tempo de compras de Natal), que não demoraria muito se faria necessária a instalação de UPPs em cada esquina. Não será bem assim, mas agora os jornais noticiam que o prefeito Eduardo Paes decidiu promover um super choque de ordem que prevê a instalação de unidades policiais nas ruas, começando pela Tijuca e entregue à responsabilidade da Guarda Municipal. Não sei se os guardas municipais estão treinados para impor respeito policial para espantar das ruas os ladrões e assaltantes e acabar com os arrastões, mas não deixa de ser uma tentativa para mostrar que quem governa tem mais força e poder do que os bandidos, o que não tem acontecido até agora. O fato é que, por enquanto não apenas da boca para fora, o prefeito mostra preocupação com a violência e ameaça combatê-la. Não poderia ser diferente: ele está de olho em uma possível reeleição e bom aluno sabe que foi o combate à violência que permitiu a fácil reeleição de Sergio Cabral como governador do Estado.

Um comentário:

debarros disse...

Gente, eu sou do tempo em que, tanto no Rio como em Niterói, havia uma Guarda Municipal – armada – que patrulhava as ruas não só durante os dias como as noites e madrugadas tambem. Durante as madrugadas, os guardas sinalizavam a sua presença, apitando uns para os outros.
Hoje, esses dois Muhicipios tem Guarda Municipal? Tem. Nós os vemos patrulhando as ruas? Não. Nós os vemos em grupos de 3 ou 4 parados em alguma esquina, rindo escandalosamente de alguma piada contada por um deles. Gordos e barrigudos, preguiçosamente, desfilam , uma vez ou outra, esse ridiculo perfil, nas ruas de Copacabana,nas Praias ou nas ruas do Centro do Rio
Depois da Guarda Municipal, vieram os Cosmes e Damiães. que em pares – armados – patrulhavam determinados números de quarteirões.
E patrulhavam, porque eu os via nas ruas do centro do Rio e tambem de Niterói.
Esses policiais fora retirados das ruas e logo depois, no lugar deles, vieram os flanelinhas, os assaltantes de mulheres, de bolsas, os traficantes que passaram a ser os donos das nossas ruas.