terça-feira, 30 de novembro de 2010

É legal, e daí?

por Gonça
Sabe o que impressiona nessa retomada do Alemão? O número de bandidos presos no complexo e fora dele - até em Volta Redonda para onde um marginal tinha conseguido escapar - que eram egressos da cadeia, ganharam o "regime semi-aberto" concedido pela Justiça, e deram o pinote. Junte o frouxo artigo da lei de execuções penais com a liberalidade de interpretação de alguns juízes e veja como a polícia enxuga gelo: prende aqui, soltam ali. Para retomar territórios hoje em poder de bandidos - não é só no Rio - o Brasil terá que mudar o Código Penal, radicalizar nos instrumentos de investigação de lavagem de dinheiro, ter mecanismos mais ágeis para apreensão e leilão de bens de traficantes e de suas famílas ou "laranjas" oriundos do crime, acabar com a festa que é o trânsito de parentes e advogados em vistas até a presídios de segurança máxima, vigiar as fronteiras e até ir além delas, por exemplo, colocando agentes através de acordos diplomáticos no Paraguai e em Miami, de onde vem grande parte do armamento dos bandidos. A Polícia Federal mantém investigadores na Europa, trabalhando com instituições locais, e já com resultados a mostrar em apreensões de remessas de drogas. Destruir as fortalezas do tráfico no Rio de Janeiro é uma importante etapa. Mas não a única. O ideal é que êxito das UPPs e de operações conjuntas como a do Alemão sirva de motivação aos deputados e senadores que assumem em fevereiro e os anime a desengavetar projetos ou formular outros em função da nova realidade.

2 comentários:

debarros disse...

O mínimo do que foi relatado por v c, meu caro gonça, não foi realizado por este tão fantástico governo, que por alguns é tido como o melhor governo que este país já teve. Não sei se é pra rir ou pra chorar, como diria o Chacrinha. Pois foi sob esse governo que o crime organizado, pelo menos no Rio de Janeiro, cresceu tanto que chegou ao ponto de ter sido obrigado o governo do Estado a realizar a maior operação militar, envolvendo, Exército, Marinha , Aeronáutica e as suas forças militares e policais para invadir uma complexa favela dominada pelo narcotráfico. A primeira batalha parece que ganhou. e as que virão depois?

Gonça disse...

debarros, nem tudo é política partidária. Esse problema do tráfico ter crescido é responsabilidade de vários governos. No Rio mesmo, desde Marcelos Alencar, do psdb. Em São Paulo, governador há anos e anos pelo psdb quem manda é o PCC, lembraw, que já infernizou a cidade e comanda assaltos e tráfico e praticamente não é combatido. Ao contrário, esse governo tem enfrentado o problema com muit mais determinação. Claro que falta muito. O país tem que se entrar nessa briga, que não é do PT, mas de juizes, governadores de vários partidos, da sociedade enfim.