domingo, 23 de maio de 2010

A "clausura" de Dunga contra o "circo" da mídia...

]
Alemanha, 2006
A Copa da Alemanha atraiu celebridades. Olha Ana Maria Braga aí, na torcida, em Munique. Tudo indica que na África do Sul, sem o 'charme' da Europa, serão menores a badalação e o assédio vip. Melhor para o Dunga, perspectivas de um período de treinamento mais tranquilo... 
por Gonça
Parte da mídia está em campanha contra Dunga pelas restrições que o treinador impõe ao acesso de repórteres e fotógrafos à Seleção. Chamam de "esquema de clausura", de "severo isolamento", reivindicam que o "povo" tenha contato com os jogadores, como se estivessem de fato preocupados com isso. Quando podem, os jornalistas vão ouvir os jogadores e tentam arrancar um protesto contra as novas regras que protegem os treinamentos da equipe. E se surpreendem ao escutar Daniel Alves dizer que é importante ter privacidade e acrescentar que "no Barcelona é assim". Contam que na Copa de 50, às vésperas do jogo Brasil X Uruguai, foi tão grande o assédio de políticos e figuras da sociedade carioca em visita à concentração, paparicando os jogadores até altas horas, que Ademir, Barbosa, Zizinho, Juvenal, Bigode, Danilo e companheiros mal conseguiram dormir. Acreditem: na Copa da Alemanha não foi muito diferente.
Dunga tem apenas 25 dias para treinar a Seleção, é compreensível que pretenda aproveitar bem o período, já que não é mais possível dispor de mais de 60 dias de treinos como aconteceu com Zagalo na Copa de 70.  
Em 2006, o time passou 22 dias reunido mas - quem estava lá viu -, gastou boa parte desse tempo recebendo o Pânico, os Cassetas, Fátima Bernardes, Susana Vieira, além da imprensa esportiva em geral e, em particular, ilustres colunistas para mesas de queijos e vinhos, sem contar o tempo despendido por certos craques em boates suiças e alemãs. Estão certos Dunga e os jogadores, que precisam ficar concentrados na preparação. Se vão ganhar a Copa são outros quinhentos, mas o caminho mais profissional é esse aí. Precisamos de informação, mas entre a "clausura" de Dunga e o "circo" da mídia deve haver um bom ponto de equilíbrio. A coletivas existem pra isso, não?
(Poster da Fifa/Reprodução)
Fotos:Gonça

Um comentário:

debarros disse...

É isso aí Gonça. Sei que foi testemunha ocular de todas as trapalhadas cometidas pela Comissão Técnica que comandou a Seleçào na Copa de 2006 na Alemanha. Essa Comissão ávida para ser notíicia na Mídia, facilitou e participou de todos os desmandos e desvarios cometidos pelos jogadores nessa Seleção. Todos tiveram culpa mas, o mais culpado, sem dúvida nenhuma, foi o senhor Parreira, que como Técnico não poderia permitir os abusos e festinhas de queijos e vinhos com a participaçào de figuras conhecidas na imprensa brasileira.
Essa parte da imprensa esportiva que hoje pede a cabeça de Dunga devia para e pensar melhor e concordar que o Dunga tá cheio de razão.
O que vai fazer a Ana Maria Braga na concentraçào de futebol, na Europa, onde está em jogo o campeonato do Mundo? E a Fátima Bernardes? Com aquela cara de Maria Vai com as Outras, sorrindo que nem uma idiota perguntando bobagens aos jogadores que idiotizados respondem rindo com caras de babacas. Isso tá certo? Será que a Suzana Vieira vai as concentrações para ganhar namoradinhos novos?
Vamos parar com isso gente. Copa do Mundo é uma coisa muito séria.