sexta-feira, 21 de maio de 2010

Entre a cruz e a caldeira

por Gonça
Veja como é complicada a situação do contribuinte brasileiro. De um lado, a corrupção política; do outro, a corrupção privada e empresarial. Essas duas associações para o crime consomem os recursos do país. Você sabia que 30% (isso mesmo, não é pouca coisa) do valor total da venda de combustíveis no Brasil é sonegado?

3 comentários:

debarros disse...

Sonegador, além das instituições citadas por vc, tmbém é essa gande empresa – Petrobras – que se diz: "Empresa do Povo brasileiro". O maior negócio do mundo nos dias de hoje é vender o sub produto do óleo que é a gazoiina e seus derivados e isso caro Gonça é o que a Petrobras adora fazer. Prospecção passou a fazer, a muito contra gosto, depois de imposição do então prs. militar Geisel. E por ironia, foi quando a Petro passou a faturar mais e logicamente sonegar mais.
É muito dinheiro envolvido na história da Petro e de enriquecimentos ilicitos dos seus diretores porque a Petro não é do povo brasileiro mas sim dos seus Diretores.
Se a empresa CEDAE do E.RJ detem a média salarial de 3 mil reais imagina a Petro? Ora, Gonça, num país que o seu sala'rio mínimo ainda rola nos 500 reais, só Estatal pode manter médias salariais nesse nível. Isso é uma afronta ao trabalhador brasileiro que rola de sol a sol para fazer média de salário em torno de hum mil reais.
V. fala que o valor total de venda de combustível no Brasil é sonegado e quem é o maior vendedor de combustível nesse país? Não preciso lembrar que é a Petrobras.
Se a sua memória não falhar é bom lembrar que o "gazoduto" da Bolivia até SP só passou a ser realidade depois q. a Petro passou a ser integrada nesse contexto e em cima do dólar foi uma de suas imposições.
A Empresa Privada visa o lucro, o que é natural e previsto em qualquer discussão e o Estado visa a corrupção, o roubo, as vantagens pessoais o enriquecimento ilicito e tantos outros mensalões que rolam nesse governos. Isso é um fato.

Gonça disse...

caro de barros, vamos por partes (como diria Jack, o Estripador):
- Vc deve ter melhores informações, já que não li e não tenho conhecimentos de processos ou condenaçoes da Petrobrás como sonegadora. Há provas, autos ou indícios oficiais de que a empresa sonega e continua sonegando?
Bom, o número dae pilantragem que está no post, 30%, segundo inquérito, é comprovadamente de empresas privadas que atuam no mercado de distribuição totalmente aberto e no qual a Petrobras é uma das concorrentes, e, pelo que sai nos jornais a cada operação da PF, aquela que não tem sido flagrada em adulteração de combustível, prática comum em certas empresas privadas da área.
- A corrupção no Brasil tem duas grandes pontas: certos políticos e certas empresas e empresários. Se o pais quer chegar a algum lugar, deve pôr na cadeia, sem distinção, ambos os bandidos.
- A Petrobras prospecta petróleo desde a fundação, quando tinha sua base nos poços de terra da Bahia. O que a fez crescer foi as descoberta dos campos no mar no litoral do RJ (descobertas, aliás, frutos dos seus competentes pesquisadores e geólogos) nos anos 70. Geisel, um ditadorzinho que cuidava de prender e censurar, não teve nada a ver com aquilo. A crise do petróleo na época encareceu o dito cujo e tornou viaveis os grandes investimentos de exploração no mar.
- O problema não é o salário publico, que é baixo na classes trabalhadoras (é alto nos marajás do Legislativo e da Justiça), mas os baixos salários nas empresas privadas que, como você diz, querem lucrar acima de tudo, explorando mão de obra e enganando consumidores. Essa é a afronta maior ao trabalhador e ao cidadão. Empresa privada visar lucro apenas é coisa medieval. Qualquer empresa tem que ter obrigações sociais, que são poucas ainda, deviam ser maiores, uma contrapartida para explorar recursos do pais.Aqui, os pilantras não dividem isso, querem comprar jatinhos, casas em Angra, mandar dinheiro para paraisos fiscais. Lei neles. E cadeis se forem desonestos.É assim que agem os países desenvolvidos debarros. A lei da selva não é mais aceita pelos cidadãos. Não é admissível trocar o "Estado público" pelo "estado privado" como quer a turma que está aí louca para iludir o eleitor e voltar a mamar e a vender empresa em troca de moeda podre e mentes idem.
- A Petrobras (o governo, na verdade) construiu o gasoduto da Bolívia. A Justiça obrigou a empresa a dividi-lo com empresas privadas que não entraram com um tostão de investimento.
- Também não sei de processos ou condenações por enriquecimento ilícito de diretores da Petrobras. Exite isso, oficialmente?
- A que mensalões você se refere? Os do PSDB, do DEM, do PMDB, do PTB. É que você fala em "mensalão do governo", que é condenável, mas esquece os muitos mensalões da oposição em Minas, Brasilia, São Paulo (abastecido aí sim, segundo dfenúcias da justiça, por verbas do metrô e do rodoanel além de propinas pagas por um empresa francesa (processo aberto na França com ilustres nomes e tudo) e por aí vai.
saudaçoes democráticas

debarros disse...

Caro debatedor, quando falei em "mensalões" falei no pliural: dos governos. A sonegaçào existe assim com existe a Caixa 2, admitida publicamente por aquele que nào se pode dizer o nome em uma entrevista na França, se não me engano.
No meu Edifício tenho um vizinho, que ocupa um modesto cargo na Petrobras e todo o ano troca o seu Honda por um zero do ano. Pelo que me lembre um funcionário da Bloch Editores, que ocupava um modesto cargo na redaçào mal podia manter o seu fusca de cingo anos atrás.
Agora com o Pre-Sal o governo criou outra empresa para explorar essa riqueza o que significa criar novos padrões de traballho, novos empregos, novas e latentes comissões para novas diretorias. Por que?