por Gonça
Ontem, a ginastas Daiane dos Santos deu um entrevista coletiva para tentar explicar o episódio em que foi flagrada em doping, por usar substâncias proibidas. Daiana não estava competindo, não fazia parte da atual seleção brasileira e se submeteu a uma recente cirurgia. Alegou que não sabia que a tal substância estava na lista de proibições e que, por não estar competindo, não imaginou que pudesse ser testada. De fato, é incomum atletas afastados entrarem em listas de exames anti-doping. Provavelmente, os atuais dirigentes da Ginástica, terão dificuldades em dar exemplos semelhantes. Mas isso aí é outra história. Durante a entrevista, estava por trás da imagem da Daiana o usual painel de patrocinadores da atleta, que a apoiaram nos momentos de vitória e tiveram a justa e lucratriva exposição na mídia. Só que dessa vez, em uma hora complicada, o painel estava virado ao contrário e as marcas escondidas. As empresas pulam fora ao menor sinal de "desgaste" da imagem do atleta. Isso aconteceu até com o Ronaldo Fenômeno. Empresas também não investem na formação de atletas. Compram o produto pronto ou quase pronto. Se o governo não investir fortemente na preparação de massa em clubes, escolas, universidades e outras instituições públicas, os projetos olímpicos nunca deixarão de ser projetos.
Por essas e por outras, e por tabela, devo dizer que não tenho muito entusiasmo por coisas como futebol-empresa. São projetos e programas instáveis e precários. Vejam no vôlei: há um forte apoio de empresas em troca do sucesso e das audiências da modalidade no Brasil. Mesmo assim, a cada fim de ano, clubes são fechados e abertos em função do planejamento dos patrocinadores. Todo ano é a mesma coisa, os atletas saem pedindo emprego por aí, ajuda a prefeituras etc. Curiosamente, o vôlei é sucesso mas não desenvolveu uma cultura de torcida de massa, como a dos clubes de futebol. Rexona, Ades, Bradesco etc são os nomes dos times que levam às quadras torcidas oficiais uniformizadas, com animadores remunerados. Diria que os times de vôlei, com exceção das seleções brasileiras que atraem às quadras torcedores autênticos, têm admiradores, milhões, que torcem mais pelos atletas do que pelas siglas, até porque essas mudam a toda momento. As tentativas de formação de times fortes com patrocinadores associados a clubes como Vasco, Flamengo, Botafogo, são esporádicas e, quase todas, também fracassaram.
Já o futebol-empresa, esse não deslanchou no Brasil. Quem tentou, fracassou. Mesmo a alternativa de não transformar o clube em empresa formal mas incluir o patrocinador na diretoria de futebol tem sido um desastre. O Fluminense que o diga. Temos uma cultura secular de times vinculados a clubes amadores. Você, vascaíno, já se imaginou torcendo pelo Eletrobrás-Vasco? Um flamenguista levando bandeiras do Lubrax-Flamengo, um tricolor empunhando a faixa Unimed-Fluminense? Tal qual no vôlei, patrocinadores de futebol fazem o balanço ao fim do contrato e tiram o time de campo, às vezes, literalmente, levando os jogadores dos quais detêm o passe e deixando o clube na pior. Isso aconteceu, por exemplo, com o Palmeiras quando a Parmalat foi embora. No caso do Corinthians e do Vasco, os respectivos elos com a polêmica empresa MSI e com o Bank of America foram parar até nos tribunais. Bem faz o São Paulo ao mostrar que um clube pode ser bem administrado, profissionalmente bem administrado, sem negar suas características e sem trasformar torcedor em consumidor.
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