por Eli Halfoun
É uma boa: que tal trocar o tabaco em forma de cigarro por palitos, também em forma de cigarro e embalados em maços, de cenoura? Essa é a proposta da campanha Stereotype, criada pelo designer chinês Daizi Sheng e lançada há dias na Inglaterra. A campanha pretende combater o vício e mudar hábitos alimentares propondo também trocar as batatas fritas por aipo no mesmo formato. Os cigarros de cenoura e outros produtos saudáveis ganharão embalagens idênticas às utilizadas para alimentos fast-food. O projeto foi criado com base em dados da Organização Mundial de Saúde de produtos não saudáveis que estão entre as principais causas de doenças não transmissíveis. Para reforçar a nova campanha antitabagista o Comitê de Medicina da Inglaterra recomenda aos fumantes que pretendem deixar o vício controlar a vontade de fumar segurando palitos não apenas de cenoura como também de frutas e outros vegetais. A Organização Mundial de Saúde condena o tabaco por ser a principal causa de morte evitável no mundo. Estatísticas revelam que o vício do tabaco atinge 16% dos brasileiros. A mesma estatística mostra que um terço (1 bilhão e 200 milhões de pessoas) da população mundial adulta não fuma. Campanhas antitabagista, incluindo as dificuldades impostas os fumantes entre as quais a proibição de “fazer fumaça” em locais fechados (bares, restaurantes) têm obtido bons resultados: pesquisas já mostram que 25,8% de homens pararam de fumar, o quer ocorreu também com 18,6% de mulheres. Acredita-se que os cigarros de cenoura ajudarão mais fumantes a abandonar o vicio. Cigarros de cenoura podem até ajudar a diminuir o número de homens e mulheres que fumam, mas certamente aumentará o número de coelhos viciados.
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