sábado, 12 de dezembro de 2015

Esquire mostra como ficarão algumas cidades quando, ou se, a temperatura média do planeta subir entre 2 a 4 graus Celsius

Como ficará a Candelária, no Rio, quando a temperatura média do planeta subir 2 graus Celsius em relação ao que é hoje. Imagem: Climate Central Org

Londres, quando o planeta ficar 2 graus Celsius mais quente. Imagem: Climate Central Org
O relatório da COP-21, que será votado daqui a pouco, em Paris, poderá, provavelmente, limitar o aumento da temperatura média do planeta em até 2 graus Celsius até o fim do século. Mas nem isso está garantido. Para a maioria das corporações - e estas controlam a maioria dos governos -, o lucro imediato é mais importante do que o meio ambiente de amanhã. O caso Mariana é exemplar e não é uma exceção. O debate ecológico é suplantado pelas bancadas que representam empresas e a legislação protecionista não avança e em muitos pontos, como o do Código Florestal brasileiro, recua e abre espaço à exploração predatória. Falta de visão, preconceitos e, principalmente, corrupção, muita corrupção, aqui e lá fora, dificultam a luta pela preservação da natureza (vejam o caso da falsificação de equipamento de controle de emissão de poluentes em automóveis) movem tais interesses.
Há até falsos estudos científicos "encomendados" que tentam "provar" que o aquecimento global é ficção, apesar dos números e das pesquisas comparativas realizadas por instituições respeitáveis e não ligadas as corporações em dezenas de países.
No site da Esquire, pode-se acessar uma matéria que ilustra que aconteceria em algumas grandes cidades se, ou quando, o aumento da temperatura média ambiente alcançar de 2 a 4 graus Celsius em relação a hoje. Há cidades em regiões baixas - a Holanda é uma dessas - e ilhas que sofrerão os efeitos com apenas mais 1 grau Celsius de aquecimento. Só isso mostra que o tempo para o mundo frear o desastre está acabando. E não significa apenas inundação em certas regiões: nesse nível de aquecimento o homem perderá inteiramente o controle sobre o meio ambiente. Desde o  século 19, a temperatura média subiu mais de 1 grau Celsius no planeta. Os cientistas alertam que a progressão é, agora, mais acelerada. O mundo, hoje, registra uma média de 14 graus Celsius. A Esquire demostra o que acontecerá quando a média alcançar entre 16 e 18 graus Celsius.
Veja outras fotos, clique AQUI

ATUALIZAÇÃO - O rascunho do texto final para o acordo climático global chegou há poucos minutos ao delegados de 196 países. O documento, que será votado em poucas horas, confirma a proposta de limitar em até 2 graus Celsius o aumento da temperatura média do planeta. O documento fixa esse teto mas "aspira" que o aquecimento global não avance mais do que 1,5 grau Celsius até 2.099.

2 comentários:

Gina disse...

Recife já fica assim em dia de chuva, nem precisa aquecimento global

J.A.Barros disse...

Eu moro a 5 quarteirões da praia. Com esse aquecimento do planeta não vou precisar andar essas 5 quadras. Da janela do meu prédio vou poder nadar todos os dias saltando da janela do meu apartamento.