terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Segundo a ética jornalística, o nome disso é mentira.... mas pode chamar de "interpretação" ou "análise"

O título acima foi, em essência, replicado em vários jornais. Passa ao leitor a falsa interpretação de que o governo "venceu" quando o STF se manifestou sobre o rito do impeachment. Primeiro: o governo não "venceu" e não "ganhou". Tudo continua nas mãos do Congresso. Fora disso, difunde-se a interpretação golpista. Quando o STF decide de acordo com o que querem a mídia e a oposição, é exaltado. Se o mesmo plenário toma alguma medida que, para eles, contraria o caminho para a destituição de Dilma, alguns ministros viram alvos sofrem críticas e pressões. Coube ao colunista Jânio de Freitas, da Folha, lembrar em um trecho da sua coluna de domingo último que a Constituição define o rito do impeachment há mais de um quarto de século. O STF não inovou. O que prevaleceu no STF foi "apenas" um livrinho que estava lá sobre as mesas dos ministros: a Constituição. A maioria dos colunistas, dos editoriais, das matérias na mídia comercial, optou por difundir a versão de que o STF deu ao Senado o poder de barrar o impeachment. Pode ser uma "releitura", uma"adaptação" da verdade ao discurso político. Jornalismo, não é.     





4 comentários:

F. Hoffmann disse...

Temos um imprensa atrasada que pertence a famílias, o papai, o filhinho, o netinho. Isso só existe nos países mais atrasados como nós e o resultado é que é sujeita a interesses desde o século passado. Nada mudou e nada vai mudar.

Rebelo disse...

Então Temer sabia como vazou e mesmo assim acusou e o jornalista ficou quieto e Dilma páraraio levou a culpa. É assim que funciona Brasília

Cícero disse...

Os eleitores do PT tem razão para odiar a imprensa. Para eles era melhor que não existissem jornais

Corrêa disse...

O Senado cumpre a Constituição ao pé da letra e os jornais golpistas mentem e deformam a notícia como se o Senado estivesse agindo contra a lei. São essas mentiras desse irresponsáveis nas quais muitos acreditam, inclusive os rapazes que agrediram Chico Buarqe, que estão levando violência às ruas.