domingo, 13 de dezembro de 2015

ONU conta com sociedade civil para exigir que governos cumpram acordos climáticos

Movimentos civis fiscalizarão cumprimento de acordos climáticos. Foto IISD
“Vocês forneceram exemplos de novas formas de trabalho e soluções inovadoras que estão criando um mundo mais verde e sustentável”, disse chefe da ONU para organizações da sociedade civil.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou nesta quinta-feira (10) que conta com as organizações da sociedade civil para manter os governos comprometidos com os pontos que serão estabelecidos na Conferência do Clima (COP21) em Paris, França. Líderes mundiais devem adotar o compromisso para limitar o aquecimento global a 2ºC nesta sexta-feira (11).
“Uma das lições valiosas que eu aprendi como secretário-geral durante os últimos nove anos é que nenhum governo, nenhuma organização internacional, consegue fazer seu trabalho de forma adequada sem o compromisso ativo e o apoio da sociedade civil”, afirmou Ban.
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e presidente do Climate Reality Project, Al-Gore, apresentou uma petição assinada por 6,2 milhões de pessoas e uma declaração conjunta representando todos os grupos da sociedade civil na COP21. O documento afirmava que essas pessoas estão “exigindo um acordo forte que leve o mundo para longe da poluição do carbono e rapidamente em direção às soluções climáticas”.
A diretora assistente do Avaaz, um site global de incentivo a adesão de campanhas mundiais, Emma Ruby-Sachs, afirmou estar na Conferência representando mais de 3 milhões de pessoas que pedem por 100% de energia limpa até 2050. “Isso (a COP21) é mais do que o clima. Isso se trata de como resolvemos problemas globais”, afirmou.
Ban Ki-moon enfatizou o papel decisivo da sociedade civil para gerar ações relacionadas ao clima. “Vocês forneceram exemplos de novas formas de trabalho e soluções inovadoras que estão criando um mundo mais verde e sustentável. Eu convido vocês a continuarem a demandar mais de todos os governos”, declarou o chefe da ONU.
Fonte: ONU Brasil

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Vai ser dificil, aqui no Brasil, a sociedade colaborar com esses acordos climáticos, porque ela é a primeira a contribuir com a sujeira e os lixos jogados nas ruas, além dos vazinhos de plantas criados nas suas casas e apartamentos. Com Oswaldo Cruz tivemos os "mata-mosquitos " que com o seu trabalho de ir em casa em casa, com seu martelinho para furar a as latas vazias e cobrir com criolina os recepientes e cantos de jardins que poderiam ser criadores de larvas de mosquitos e Aedes. Mas, um político, a troco não sei de que, resolveu acabar com essa classe humilde mas de uma eficiência jamais vista, de mata-mosquitos e com a a sua falta o Aedes Egiptio tomou conta do país carregando na sua picada 4 tipos de dengues e hoje trazendo o Chicuguinha e a sua sua maior novidade: o "Zica Virus". Esse político é aquele que ofendeu uma mulher que reagiu e jogou em cima dele todo o contéudo do seu vinho branco na sua cara.

Peixoto disse...

E com empresas como a Sanmarco e outras só se tiver um governo que não tenha medo de ir atrás de poderosos poluidores