terça-feira, 25 de novembro de 2014

Racismo: ficou barato para os acusados...

A impunidade é o motor da criminalidade no Brasil. Além dos processos que levam anos para serem julgados, quando o são, há uma tendência paternalista nas leis, nas interpretações e na aplicação de sentenças. O caso da explosão de racismo da torcida do Grêmio contra o goleiro Aranha chocou grande parte do país mas saiu barato. Os acusados não vão mais a julgamento e fizeram um conveniente acordo com a Justiça. Poderiam pegar de um a três anos de prisão mas em troca da suspensão do processo terão apenas que comparecer a um delegacia uma hora antes dos jogos do Grêmio e só sair uma hora depois, até agosto de 2015. Moleza. No resto do tempo podem repetir o coro de "macaco", se assim o desejarem. As demonstrações de racismo são crescentes, no Brasil. A imprensa tem revelado rotineiramente, até com imagens de câmeras, dezenas de casos. Os crimes se repetem, organizações de Direitos Humanos protestam e denunciam, alguns poucos casos chegam à Justiça, e o fato é que não existe um só preso por racismo no país, nem em prisão domiciliar, nem em semi-fechado ou semi-aberto. Aberta está é a porta para a prática impune do racismo. A insustentável leveza da lei contrasta apenas com a pesada agressão sofrida pelo goleiro Aranha. Vai ver ele é o culpado. Uma curiosidade: na reprodução acima, coincidentemente, aparece em um anúncio a palavra Kalunga, de origem africana. Entre outros significados, é "pessoa de raça negra".

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Punição no Brasil, assim como pena a ser cumprida é outra palhaçada. Os réus do mensalão, que já não estão mais encarcerados, obedecendo a uma face protetora da lei aos criminosos passaram a cumprir a pena em casa, e não satisfeitos com essa mordomia da lei já estão viajando normalmente como qualquer cidadão livre de qualquer condenação. É claro que, obviamente, estão livres como qualquer cidadão.

Gabriela disse...

A lei não é aplicada e é difícil até registrar um caso de racismo na delegacia. Pòde perguntar a quem já tentou fazer isso, o delegado já desestimula e acaba fazendo o Bo apenas como ofensa que tem direito a fiança ao contrário do crime racial. O Brasil é racista e as instituições oficiais dominadas pelos brancos não ajudam a combater o racismo.

Anônimo disse...

Sabe quando racismo vai ser punido no Brasil, nunca, ainda mais se os acusados forem da classe média pra CIMA