sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Deu no Globo: a membrana que pode dessalinizar a água do mar...

Reproduzido do Globo
por J.A. Barros
Esse homem é um cientista brasileiro, professor da UFRJ. Há 20 anos, segundo matéria no Globo, estuda a dessalinização da água através de um processo estudado por ele e outros cientistas. De acordo com as suas idéias, será possível captar a água do mar e levá-la para indústrias a um custo viável. A água produzida através do seu método, que tem por base membranas sintéticas que retêm moléculas indesejáveis, no caso, o sal, se torna límpida e saudável. Agora, fica a pergunta? O governo brasileiro se interessa por homens iguais a esse que sozinhos, com dificuldades financeiras, apontam soluções simples, científicas, e que, se apoiadas e executadas, fariam cessar o problema da falta d’água que ameaça não só o Brasil como o mundo? O Brasil poderia ser pioneiro nesse se desenvolvesse o método criado por ele e seus colegas.
Não levará muito tempo esse cientista e professor será convidado por países estrangeiros para aprimorar e usar lá fora a sua tecnologia pioneira.

3 comentários:

Gonça disse...

J.A. Barros, é interessante a proposta do engenheiro. Há muita coisa que a imprensa não explora nessa questão da água. Primeiro: não há falta d'água. São Paulo mesmo está cercada por represas imensas e cheias, só que de água poluída. Então há falta de água potável, e desperdício de água potável, é outra história. Claro que o governo, qualquer governo, tem culpa. Mas não apenas os governos. O governo federal, por exemplo, perdeu para o Congresso, PMDB, bancada ruralista, oposição, bancadas empresarias etc, a questão do Código Florestal, que como foi aprovado prejudica e desfloresta margens de rios. Ontem mesmo, um engenheiro mostrou na TV a destruição das margens da Cantareira, o que também explica o baixo nível, além da falta de chuvas e de investimentos. E hoje, está no jornal a destruição de dunas de Cabo Frio para a construção de hoteis. Defensores do meio ambiente, que não são ouvidos, denunciam que a médio prazo a destruição das dunas vai prejudicar até os lençois freáticos da região. O esforço do engenheiro que você cita é louvável, claro, mas seria uma solução mais para o futuro. O difícil é pôr em pratica a solução que está aí.
São os brasileiros, muitos por poderosos interesses e muitos outros por ignorância, que estão destruindo todos os ecossistemas do país.

Katiane disse...

Governos e empresas na maioria acham que ecologia e coisa de quem não tem o que fazer. E o mundo paga caro porisso.

Wilson disse...

São Paulo falta água, o governo distribuiu lucros para os acionistas da Sabesp e ainda vai aumentar o preço da tarifa. Já é deboche contra o povo