segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Parem as máquinas: Jesus foi casado e teve dois filhos. É o que dizem escritores ingleses baseados em um pergaminho de 570dC. Na próxima quarta-feira, eles vão revelar os nomes dos filhos de Jesus


Um livro lançado na Inglaterra promete muita polêmica. Baseados em pesquisas e, principalmente, em um antigo manuscrito (que seria o Quinto Evangelho), os autores Simcha Jacobovici e Barrie Wilson relatam em The Lost Gospel que houve um complô para assassinar Jesus quando ele tinha 20 anos e que este foi casado com Maria Madalena, com que teve dois filhos. O Vaticano contesta a autenticidade do manuscrito.  
Os livros "O Código Da Vinci", de Dan Brown, e "Evangelho Perdido", de Niko Kazantzakis, além do filme "A Última Tentação de Cristo", também levantaram a hipótese de Maria Madalena ser a sra. Jesus. 
Jesus e Madalena. Reprodução
Dessa vez, os autores, que já escreveram outra obra do gênero, The Jesus Family, garantem ter evidências e que o livro baseado no pergaminho de 570dC não é de ficção. Maria Madalena é cultuada pelos católicos como a personificação do arrependimento. Já foi descrita como prostituta, freira celibatária e mística. Em Magdala, sua cidade, era vista como uma líder entre os que seguiram Jesus. Não o abandonou, ao contrário de muitos homens que o veneravam, seguiu Jesus até a crucificação e estava presente no túmulo quando da ressurreição (foi a primeira pessoa para quem Jesus apareceu). A intimidade com Jesus lhe dava uma proeminência semelhante à de Pedro. 
Cena do filme A Última Tentação de Cristo.
Alguns relatos dão conta de que os dois foram vistos se beijando. Foi essa suposta sexualidade que levou setores da igreja a criarem a versão de que ela seria uma prostituta, com o objetivo de desacreditar o seu impulso sexual natural. Os próprios Evangelhos ajudam a confundir esse aspecto da vida de Jesus. Há várias Marias, além da  Maria, mãe de Jesus. Maria de Betânia, irmã de Marta e Lázaro, Maria, mãe de Tiago e de José, e Maria, mulher de Cleofas. E são citadas mais três mulheres não identificadas e que, em algum momento, teria cruzado os caminhos de Jesus. Imprecisões como essas seriam agravadas pelo fato de os evangelhos não serem relatos de testemunhas oculares. Foram escritos entre 35 a 95 anos após a morte de Jesus, baseados em tradição oral. Jesus morreu por volta do ano dC 30. Para muitos arqueólogos e até teólogos, não são documentos frios ou científicos "de história", mas produtos da memória da memória afetada pelo tempo e pela interpretação em cadeia, como acontece com muitos relatos orais recolhidos em tribos seculares.  
A polêmica, mais uma, está lançada. E em entrevista coletiva, nesta quarta-feira, 12/11, os autores de The Lost Gospel garantem que vão revelar os nomes dos filhos de Jesus.

7 comentários:

Maicon disse...

São ofensas isso aí

Thomás disse...

Seria normal, Jesus veio para a terra cumprir sua missão como um homem completo. Os evangelhos não falam que ele era celibatario.

Rick disse...

O filho de Jesus é o juiz que a justiça do Rio considera que é deus. É o Jesus Junior

Wedner disse...

Ao longo do séculos, as escrituras sofreram interpretaçoes. e tem razão ao dizer das incertezas da história oral passada de um para outro. Sem falar nas condições políticas, povos oprimidos viram no movimento cristão uma força a mais para a mobilização contra o império romano e lendas foram criadas, fatos foram deturpados. Que se respeitem as escolhas mas nada tem fundamento, tudo fica por conta da crença de cada um.

Lemos disse...

Outro dia falaram que Jesus era gay. Tudo chute

J.A.Barros disse...

Um escritor, Renan se não me engano, foi condenado pela igreja e seu livro entrou para o "index, librorium proibitorium ", porque ele contava exatamente que Jesus era casado e tinha filhos.
Agora fica a pergunta: Por que Jesus, filho de Maria e josé, como homem e naquela época, não poderia se casar e ter filhos? A vida de Jesus durante uns 20 nunca foi contada. Ele aparece criança no Templo e anos mais tarde surge como o prometido "Messias " .

B72 disse...

Sou mais o Inri Cristo que tem um monte de mulheres