sábado, 8 de novembro de 2014

Crianças presas, fichadas, maltratadas e banidas do Brasil na época da ditadura. Matéria no caderno Prosa & Verso do Globo de hoje e livro sobre o tema deveriam ser leitura obrigatória para os opositores de Dilma Rousseff que pedem a volta do regime militar.

Zuleide Aparecida: presa e fichada pela ditadura, aos 4 anos de idade.
Teve os cabelos cortados à força e foi expulsa do Brasil pelos militares, em 1970.  Reprodução

A matéria no Globo. Clique para ampliar

O Globo conta a história da menina Zuleide Aparecida do Nascimento, que tinha apenas 4 anos quando foi presa por agentes da ditadura, em 1970, e teve os cabelos cortados à força, além de ser fotografada, fichada e expulsa do país. O drama vivido por Zuleide é o mesmo sofrido por outras 39 pessoas, que hoje têm entre 40 e 60 anos. Crianças algemadas, torturadas e obrigadas a assistir ao pais levando choques elétricos ou gritando de dor no pau-de-arara. Era a prática comum na ditadura.
A matéria do Globo, de Mariana Sanchez, ouve Zuleide. "Aquilo foi uma violência muito forte parta mim", diz ela, que teve os documentos cassados, foi alfabetizada em espanhol. Essa e outras histórias estão no livro "Infância Roubada", recém-lançado pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo
Que o pessoal que está indo para as ruas levando faixas em que pede a volta da ditadura leia e reflita. Se é que sabem fazer isso.

Um comentário:

Corrêa disse...

Esses eleitores derrotados nas urnas cometem um crime ao pedir ditadura, que foi cruel, matou, roubou, distribuiu privilégios, deixou o povo na merda e enriqueceu quem já era rico. o Brasil tinha melhor distribuição de renda em 1960 do que em 1985. Foram ladrões, com roubos que a imprensa censurada ou conivente não divulgava. E vêm agora esse fdp querem ditadura.