terça-feira, 25 de novembro de 2014

Empresário denuncia tentativa de extorsão e desmoraliza tática dos advogados dos supostos corruptores do caso Petrobras.

Foto: Reprodução do Globo
Virou lugar-comum falar que corrupção faz parte do modo de ser do brasileiro, que é herança dos tempos coloniais e outras asneiras. Não é bem assim. Casos de corrupção, seja a do guarda da esquina, não são componentes étnicos, são crime mesmo. Já a tática dos advogados dos mega executivos acusados de corruptores, e que atribuem o pagamento de propinas do caso Petrobras à chantagem e à extorsão, parece só ousado deboche. Ninguém é obrigado a pagar propina. Ao contrário, cidadãos honestos devem denunciá-la. Ou, se temer, por isso, uma agressão ou intimidação, simplesmente deve não jogar o jogo e sair fora, já que está tratando com bandidos. Isso, claro, se a vítima da tentativa de extorsão for honesta. No Globo de hoje, um exemplo: o administrador de uma obra se recusou a pagar propina a um fiscal corrupto. O elemento que tentava extorquir o empresário foi preso em flagrante. Um exemplo para os advogados dos empresários indiciados na operação Lava Jato e para aqueles que acham que todos os brasileiros são corruptos.

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Há uma teoria que a corrupção está no DNA do brasileiro. Não estou de acordo com ela. Na minha opinião a corrupção dos governos é que vem contribuindo para esta deformação de caráter humano. Diante desse rombo na Petrobras, perpetrado por diretores e por consequencia também funcionários de carreira – que devem ter participado da corrupção – serviu e serve de exemplo para que funcionários, fiscais, auditores, de adminstrações públicas entrem no jogo coma a pergunta: Se eles podem por que eu também não posso? E a vaca vai pro brejo.

Anônimo disse...

corrupto e ladrão é quem pensa que todos os brasileiros são desonestos