domingo, 12 de junho de 2011

Tesouros nos mares do Brasil...

O livro de José Carlos Silvares

Foto: Reprodução

Cartaz do DIP/Reprodução

O Globo/Reprodução
O jornalista José Carlos Silvares lançou o livro  “Naufrágios do Brasil – Uma Cultura Submersa” (Editora Cultura Sub), resultado de uma minuciosa pesquisa sobre os navios que afundaram no litoral brasileiros desde a época do descobrimento. O autor destaca 35 casos, mas segundo a Marinha, há 20 mil naufrágios na costa do Brasil. O livro é ilustrado com imagens dos naufrágios nos dias de hoje feitas pelo fotógrafo Fernando Clark. São tesouros históricos e materiais. Como o Santa Rosa, galeão português de 70 canhões que explodiu no litoral de Pernambuco. Transportava 6 toneladas e meia de moedas e barras de ouros de Minas Gerais. Jamais foi localizado. Perto de Ilhabela está o transatlântico espanhol Príncipe das Astúrias. Bateu em uma rocha e levou para o fundo do mar 700 passageiros e tripulantes. Durante a Segunda Guerra Mundial foram afundados 900 subarinos alemães, dez no Brasil. Até hoje, nenhum deles foi localizado.
"Naufrágios do Brasil – Uma Cultura Submersa” é o primeiro de uma trilogia. O jornalista santista José Carlos Silvares lançará ainda um livro sobre os pontos de mergulho de Fernando de Noronha, Recife e Maceió e outro sobre os recifes de coral do Parcel, no Maranhão, responsáveis pelos naufrágios de 250 navios.

2 comentários:

debarros disse...

Bonito trabalho do José Carlos. O Brasil é um pais de enorme extensão de costa banhada pelo mar e só pode ser rico em histórias marítimas. O importante também é a sua abordagem sobre a presença de submarinos alemães nas costas brasileiras , destacando assim a importância da presença do Brasil na segunda Guerra Mundial, que foi por sinal, muito tocado por ela.
O Brasil precisa de pesquisadores dessa natureza, que contem nos seus livros fatos e acontecimentos que marcaram a história passada e atual brasileira.

Lucia disse...

São pesquisas assim que nos levam a conhecer a nossa história. Parabéns ao jornalista.