terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Memória da redação: aconteceu no...


por José Esmeraldo Gonçalves
A reprodução acima foi encaminhada pelo amigo J.A. Barros que, por sua vez, a recebeu do parceiro Eli Halfoun. Um recuerdo jornalístico que merece ser compartilhado com os leitores deste blog. Trata-se de uma coluna publicada no jornal Última Hora carioca no dia 4 de janeiro de 1968. Um time da pesada - Sérgio Porto, Sérgio Cabral, Nelson Motta, Moysés Fuks e Eli Halfoun - apontou as 10 melhores músicas de 1967. Cada votante elegeu as suas preferidas. Na soma geral, o ranking ficou assim:
1- "Quem te viu, quem te vê - Chico Buarque
2 - "Carolina" - Chico Buarque
3 - "Travessia" - Milton Nascimento e Fernando Brant
4 - "Ponteio" - Edu Lobo e José Carlos Capinam
5 - "Máscara Negra" - Zé Keti e Pereira Matos
6 - "Roda Viva" - Chico Buarque
7 - "Domingo no Parque" - Gilberto Gil
8 - "Margarida" - Guttenberg Guarabyra
9 - "Alegria, alegria" - Caetano Veloso
10 - "Eu e a Brisa" - Johnny Alf
Algumas observações: a lista mostra que 1967 foi um ano de ouro da MPB. Sem exceção, a dezena de canções destacada pelos críticos entrou para a história, eternizou-se; a UH era um "butantã" de "cobras" da imprensa; Sérgio Porto, na foto, está diante de um microfone, os demais pilotam máquinas de escrever, um equipamento que as novas gerações desconhecem mas, como diz a piada, tinha lá suas vantagens: dispensava impressora já que você teclava e imprimia ao mesmo tempo; tive o grande prazer de trabalhar com dois jornalistas desse escrete: Eli Halfoun e Moysés Fuks, nas duas últimas fotos de cima para baixo; os anúncios na página também retratam uma época: o Rollas alugava smokings, a Diacuí vendia perucas a partir de NCr$40,00 (era a época do cruzeiro novo), Formiplac e Vulcapiso eram moda em móveis e decoração, e a Brastemp e a Bendix ofereciam "troca de ciclagem" de geladeira, máquina de lavar, liquidificador, uma trabalheira que os cariocas tiveram por imposição de uma tal de "Comissão Estadual de Energia".

4 comentários:

debarros disse...

Essa foi a grande época de ouro do jornalismo do Rio de Janeiro. Grandes profissionais, grandes jornalistas.

Seabra disse...

sensacional, que músicas, hein, e vejam a qualidade dos críticos. acho que os jornais de hoje já não rune tantos talentos

Ebert disse...

impressão minha ou o nível de compositores da MBP caiu muito. Os mais antigos, como Edu lobo, Caetano, Chico, produzem hoje muito pouco.

Isabela disse...

são dez clássicos da música. os críticos que as escolheram tinham uma tremenda premonição. Todas permanecem nos corações e mentes de milhões de brasileiros.