domingo, 29 de agosto de 2010

Memória da redação: Aconteceu na...


por Gonça
Durante um comício em Campo Grande (MS), na terça-feira, 24, Lula falou sobre o "preconceito da mídia", que não o considerava capaz de governar por não ter curso universirário e não saber falar inglês. Disse o presidente no palanque: "Uma vez eu estava almoçando na Folha de São Paulo e o diretor da Folha de São Paulo perguntou pra mim: 'Escuta aqui, candidato, o senhor fala inglês?' Eu disse não . 'Como é que você quer governar o país se não fala inglês?'. Eu falei: 'Mas eu vou arrumar um tradutor'. 'Mas assim não é possível. O Brasil precisa ter um presidente que fala inglês'. E eu perguntei para ele: 'Alguém já perguntou se o Bill Clinton fala português?'. Eles achavam que o Bill Clinton não tinha obrigação de falar português. Era eu o subalterno, o país colonizado, que tinha que falar inglês. Teve uma hora que eu me senti chateado e levantei da mesa. E falei: 'Não vim aqui para dar entrevista, vim para almoçar. Se é entrevista, vou embora'. E levantei, larguei o almoço, peguei o elevador e fui embora."
A Folha (edição de 26 de agosto) confirma o episódio. Nega que a pergunta fosse sobre falar inglês mas conta que o diretor de redação, Otávio Frias Filho, indagou de Lula se ele havia "se preparado intelectualmente nos últimos 20 anos para credenciar-se a ocupar a Presidência". O então candidato negou-se a responder, considerou a pergunta preconceituosa. Pouco depois, após uma segunda pergunta sobre as alianças políticas, segundo a Folha, Lula acusou o diretor de estar a serviço de outra candidatura, no caso, a do PSDB.
E saiu, deixando Frias falando sozinho.

3 comentários:

debarros disse...

Acredito na versão da Folha de São Paulo. Todo o mundo sabe que a pessoa em questão é um grande mentiroso. Depois desses oito anos, porque nào distorcer uma história que ninguem mais está interessado em saber. Depois de um gigantesco Mensalão, depois de aloprados passeando por ruas e hoteis de São Paulo com mais de 1 mihão de reais em malas. Depois de dossiers rolando à toda hora. Depois de vários sigilos Bancários quebrados e invadidos porque não contar uma pequena e mentirosa versão sobre um fato que ocorreu há mais de oito anos atrás?.

Wilson disse...

Olha o desepero e o rancor da velha direita!!! Vc fala do mensalão, tática e técnica criadas pelo PSDB mineiro???

Isabela disse...

O que se espera de um jornal que apoiou a ditadura. A verdade? Claro que não. Sou mais o Lula, que sofre mesmo preconceito, sempre sofreu, por parte de jornais e revistas. Só que o povo deu dois mandatos ao Lula e uma lição nos meios de comunicação que eles nunca mais vão esquecer.