sexta-feira, 20 de agosto de 2010

(De) formação de opinião?

por Gonça
A velha mídia (jornais, revistas, rádio e TV) tem uma imensa força mas, aparentemente, já foi mais absoluta na formação da opinião dos brasileiros. Nas duas últimas eleições, os brasileiros votaram no Lula apesar de uma avassaladora e inédita campanha na imprensa, que apelou até para um certo "terrorismo", especialmente na primeira eleição, antevendo cenários econômicos terríveis e desastres institucionais planetários caso o operário subisse a rampa do Planalto. Duvida? Passe uma tarde na Biblioteca Nacional, consulte as coleções dos periódicos. Nessa campanha eleitoral, a mídia comercial continua a mesma, mostra e mostrará suas armas, mas o cenário parece um pouco diferente. A internet é uma via aberta de circulação de opiniões. O eleitor tem acesso, enfim, ao chamado contraditório. Em geral, o "pensamento" - como diria o Veríssimo - continua "único" mas há alguns respiradouros. Blog, facebooks e twiteers pessoais (há aqueles que são instrumentos dos partidos - e claro, isso é legítimo - mas são facilmente diferenciáveis) dão o seu recado. A imensa maioria faz circular opiniões autênticas de cidadãos idem. Se esses canais populares demonstrarem ao longo da campanha maior apoio a Dilma, Serra, Marina, Plínio, Eymael, Zé Maria, Rui Pimenta, problema deles, são apenas uma imensa e verdadeira "pesquisa" permanente e, felizmente, não manipuláveis pelos (de) formadores de opinião.
Mas isso não impede que a velha mídia use cada centimetro ou segundo para tentar impor seu candidato. Às vezes, exageram. Como nessa análise (Reprodução/O Globo) da colunista Miriam Leitão. A jornalista considera que Lula ter uma candidata equivale a tentar ser um "donatário" de capitania. Como se não fosse normal e democrático o presidente oferecer seu apoio a uma colega de partido e lutar por sua eleição. Aqui e em qualquer democracia do mundo.
Agora imaginem se Lula tivesse usado todos os meios - como fez o governo anterior dos tucanos e demos - para aprovar a emenda da reeleição em benefício próprio?
Nesse caso, acho que a mídia pediria o desembarque na Sétima Frota na baia de Gauanabara.
Pois é  isso, a velha mídia continua... velha.  

3 comentários:

debarros disse...

Houve um engano na titulação da Frota americana. Não é a sétima frota respnsável pela américa Latina é a quarta frota, que foi reconstituida recentemente. Vamos bagunçar corretamente com os números corretos das frotas vigilantes pelos mares hoje todos navegáveis. Correto?

debarros disse...

Povo? Que Povo? Só se for o "polvo". Como ele não sabe ler direito deve ter se confundido.
Meu povo? Pretensãoe água benta nele é sacrilégio e maldição.
Meu Povo! AH!!,AH!!,AH!!,AH!!,AH!!,AH!!,
Será que voltamos às Capitânias Hereditárias? Ou ao Império – de onde nunca deveríamos ter saido.

Manoel S. Pereira disse...

É triste esse papel partidário não mais dissimulado que a imprensa assumiu. Democracia é voto e deve ser respeitada. Oposição é atitude legítima mas mentira é lamentável. O desespero que acomete os conservadores é ver o poder que exerciam para fazer, roubar e acontecer lhes escapar das mãos. Lentamente,o Brasil se torna uma país melhor. Viva a Democravia e que seja festejado o fim do poder dos empresários e especuladores travestidos de "coronéis".