quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Deu no Gente Boa, do Globo de hoje



4 comentários:

Boa Ideia disse...

Se eu tivesse acertado na mega sena, juro que arrematava só pra dar de presente pra vcs.

MA disse...

Eu também tive essa mesma "ideia"

Esmeraldo disse...

Ih, o paniscumovum faria uma exposição permanente desse belíssimo arquivo... e total apoio à opinião da Cristina Oldemburg, que é fotógrafa: que este arquivo não saia do Rio e quem o adquirir que promova mostras, publique livros e o leve ao público. O Rio merece, e os fotógrafos que o fizeram também.

deBarros disse...

Amigos, vão me desculpar mas não tenho muita ilusão com esse arquivo fabuloso da Manchete. Esse arquivo rolou do Rio para S.Paulo e de S. Paulo para o Rio e de locais para outros locais sem muitos cuidados. As fotos em preto&branco assim como os seus negativos devem estar mais preservados do que os cromos de cores. Essas fotos coloridas, kodacromes, são muito sensiveis à luz e ao calor. Cada camada de cor tem determinada rtesistência às intempéries.A camada amarela , geralmente, é a primeira a sofrer os efeitos da luz e do calor. Esses cromos são guardados em plásticos, que tambem sofrem muita ação do calor e quase se derretem afetando os cromos.
As salas da Manchete, onde ficava esse arquivo, eram as mais frias da Bloch. Agora, imagina quantos dias , semanas e até meses esse arquivo ficou sem a proteção do frio que conservava as suas fotos?
Vamos rezar para que o acervo fotográfico esteja em bom estado e ainda venha a servir aos pesquisadores e aé mesmo a empresas jornalísticas informando e revelando fatos e costumes de épocas passadas.