domingo, 20 de setembro de 2009

Flávio Damm, um mestre do fotojornalismo

O Centro Cultural Correios, na rua Visconde de Itaboraí, no Rio, abre nesta quinta-feira, 24, a exposição O Olho Pronto de Flávio Damm, do fotógrafo gaúcho que comemora 64 anos de carreira. Flávio começou sua carreira como auxiliar do fotógrafo alemão Ed Keffel e tornou-se conhecido ao fazer as primeiras fotos de Getúlio Vargas em sua fazenda após seu afastamento da presidência da República. Foi esse feito fotojornalístico que o levou a ser contratado pelo Cruzeiro, onde trabalhou por 15 anos. Damm, que produziu 60 mil negativos ao longo da sua trajetória, selecionou 64 fotos para a mostra dividida pelos blocos "Vejo Lisboa", "Linhas" e "Pombos pra que te quero". Ao lado, um belo exemplo do seu trabalho: o registro de um casamento coletivo na Catedral da Sé, em Lisboa, uma tradição do dia de Santo Antônio. Foto Flávio Damm/Divulgação.

2 comentários:

deBarros disse...

Flávio Damm, gaucho de boa estirpe, fazia parte da equipe de fotógrafos da Revista O Cruzeiro, ao lado de profisssionais como Luiz Carlos Barreto, José Medeiros,Henri Ballot, Luciano Carneiro, Eugênio Silva, George Torok, Ed Keffel, Indalécio Wanderley e tantos outros que integraram essa fabulosa equipe fazendo uma revolução no jornalismo fotográfico com suas reportagens nas florestas amazônicas, verdadeiras aventuras, arrriscando suas próprias vidas na busca da grande foto. Pioneiro que foi do jornalismo atual, Flávio Damm, talves seja o único sobrevivente daquela equipe fantástica, que marcou uma época. Flávio Damm, vive até hoje da fotografia, pela fotografia e para a fotografia. Parabens Flávio!

Rodrigo gostosinho disse...

Nossa esse homem é um monstro ságrado na história da fotografia Jornalística no Brasil, Esse homens se dão por inteiro em busca da melhor foto para mostrar a verdadeira realidade da vida, grande mestre e grande exemplo.