sábado, 19 de setembro de 2009

Do bloco de notas...

Na reprodução, o Palácio Universitário, Praia Vermelha
Teatro de Arena no campus da UFRJ-Praia Vermelha, Palácio Universitário. Foi palco de um dos primeiros shows de Bossa Nova.
Foto Gonça

Há 50 anos, em 1959, João Gilberto lançou seu primeiro disco. Em 1960, o compositor se apresentou no Teatro de Arena da então Faculdade de Arquitetura.

Na reprodução, o belo prédio da Faculdade de Medicina, na Praia Vermelho. Demolido em 1975 por ordem da ditadura, que também queria pôr abaixo o Palácio Universitário.



Na última quarta-feira, fui ao campus da UFRJ, na Praia Vermelha, participar de um mesa-redonda sobre "Jornalismo de Celebridades". Fiz Comunicação na ECO-UFRJ, na época ainda instalada na Praça da República esquina de Visconde de Rio Branco. Foram quatro anos, dois de básico e dois de especialização em publicidade. Depois, fiz algumas matérias complementares, de jornalismo, já no prédio da Praia Vermelha. Voltei, portanto, aos corredores do passado. A caminho da sala onde os alunos se reuniam fiz a foto do anfiteatro, hoje chamado deTeatro de Arena, no Palácio Universitário. Em 1968 e 1969, foi palco de assembléias e manifestações contra a ditadura, alguma reprimidas com extrema violência. . E em 1960, como anfiteatro da Faculdade de Arquitetura, tinha sido palco de um dos primeiros shows de Bossa Nova, com Tom Jobim, o próprio João, Vinicius, Nara Leão, Sylvinha Telles... O show ficou conhecido como a "Noite do Amor, do Sorriso e da Flor", palavras que estavam estampadas em bandeiras nas janelas atrás do palco. "O amor, o sorriso e a flor" era o nome do segundo LP de João Gilberto, lançado em 1960. que trazia músicas como "Corcovado"e "Samba de uma nota só" (Em 1959, há 50 anos, JG lançava seu primeiro disco). A propósito, na década de 70, o belo conjunto neoclássico do Palácio Universitário escapou da demolição, dizem que por intervenção do então reitor Pedro Calmon, que protestou contra a intenção do governo militar. Em 1975, os generais mandaram pôr abaixo o prédio da Faculdade de Medicina. A ditadura pretendia, ao que parece, apagar da memória nacional prédios com algum significado político. Foi assim com o edifício da UNE e com o Palácio Monroe (este chegou a ser preservado pelo traçado do metrô, que faz uma curva a partir da Cinelândia, mas mesmo assim foi condenado pelo general Geisel). Foi o próprio ditador de plantão que, em 1975, mandou tratores demolirem a Faculdade de Medicina. Em 1966, o prédio tinha sido invadida pela polícia no episódio histórico que ficou conhecido como o "Massacre da Praia Vermelha". Todo o campus da Praia Vermelha era um simbolo da resistência ao governo militar. Houve outras e violentas invasões nos anos seguintes. O Palácio Universitário escapou da demolição, mas da Faculdade de Medicina sobrou apenas a foto.

Um comentário:

Milfont disse...

dizem também que a planejada demolição dos prédios históricos da Praia Vermelha não era apenas por motivos políticos. havia interesses de empresas imobiliárias ligadas à ditadura. mas o prório Exército, que tem edifícios na área, teria sido contra abrir a Avenida Pasteus para grandes condomínios